Fumaça, casas evacuadas e aeroportos fechados: 46 cidades de SP estão em situação de emergência para queimadas
O governo de São Paulo decretou situação de emergência em 46 cidades, por 180 dias por conta das queimadas
• Atualizado
As queimadas no interior de São Paulo seguem batendo recordes: de 1º a 24 de agosto, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado já registrou 3.480 focos de incêndio, maior que a soma dos focos registrados em todos os meses dos anos de 2022 e 2023. O governo estadual decretou situação de emergência em 46 cidades, por 180 dias por conta das queimadas.
Mesmo ainda faltando 6 dias para o fim, agosto já é o mês com mais registros de focos de incêndio desde 1998, início das medições feitas pelo Inpe.
O fogo continua a avançar em áreas de plantação e vegetação e a fumaça impressiona. Casas precisaram ser evacuadas, rodovias foram bloqueadas e aeroportos, fechados. Há avisos para baixa qualidade do ar e possíveis danos à saúde da população.
Em Ribeirão Preto, uma das regiões mais críticas de todo o estado, os atendimentos de saúde registraram um aumento de 60% por causa dos problemas respiratórios gerados pela fumaça. Segundo a prefeitura, 14 focos de incêndio estavam ativos na noite deste sábado (24). Em um condomínio do bairro Alphaville, a chama chegou tão perto das casas que os moradores fugiram desesperados.
“Chegou na minha casa aqui, do lado de fora do muro. Todo mundo evacuando”, diz um morador, em vídeo que circula nas redes sociais.
O Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto Dr. Leite Lopes foi fechado para pousos e decolagens às 6h30 deste domingo (25), pela presença de intensa fumaça – o que afetou as operações. Às 10h, foram liberadas as decolagens e passageiros começaram a embarcar.
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto no fim da noite de sábado (24) para auxiliar no combate às queimadas na região. A KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, tem capacidade para realizar uma operação segura e equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios.
Além do avião, a FAB enviou dois helicópteros para ajudar na operação contra os incêndios. Três helicópteros da Polícia Militar já atuam no local, além de 28 caminhões do Corpo de Bombeiros. A ação conta ainda com cinco drones da Fundação Florestal, seis do Corpo de Bombeiros e uma aeronave de asa fixa para debelar o fogo na Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibitinga.
Na cidade de Altinópolis, um festival de música eletrônica precisou ser interrompido às pressas após um incêndio avançar para a área em que ele acontecia. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o desespero das pessoas que participavam da rave.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o evento acontecia no Vale das Grutas. Um hotel fazenda que fica na mesma área também precisou ser evacuado. Cerca de 500 pessoas que estavam no festival precisaram de atendimento médico por causa da inalação de fumaça e do nervosismo causado pela proximidade do fogo.
Em coletiva de imprensa no início da tarde deste domingo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que dois homens foram presos por colocarem fogo em terrenos. Um suspeito foi detido no sábado, em São José do Rio Preto (SP), e outro na manhã de domingo, em Batatais (SP).
Chuva deve ajudar
Segundo o Climatempo, a frente fria que chegou ao estado de São Paulo neste fim de semana deve ajudar a diminuir os focos de incêndio e também a limpar o ar e a assentar a poeira.
“Não se pode afirmar que essa chuva será suficiente para apagar completamente os focos de fogo, mas certamente vai ajudar diminuir”, diz o Climatempo.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO