Cidade de SC faz alerta à população sobre aumento de escorpiões no verão
Em caso de picada, a orientação é buscar atendimento imediato na UPA
• Atualizado
Com a intensificação dos dias quentes em Santa Catarina, a Prefeitura de Mafra emitiu um alerta sobre a presença de escorpiões em diversas áreas da cidade.
Leia Mais
Em 2024, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por meio da Vigilância Epidemiológica de Mafra, registrou 37 amostras de escorpiões capturados e enviados para análise entomológica, sendo a maior incidência no mês de janeiro, com 24 amostras, e em dezembro, com sete.
Escorpiões nos bairros
O bairro com maior incidência foi a Vila Ivete, com 25 escorpiões encontrados. Em seguida, foram registrados casos no Jardim do Moinho (4), Vila Formosa (3), Restinga (2), Centro, Vila Nova e Bela Vista do Sul (1).
De acordo com a enfermeira Jaqueline Previatti Veiga, o escorpião está migrando para outros bairros e pode se espalhar por toda a cidade.
“O único método para deter sua disseminação é evitar que se reproduza, eliminando seus habitats: os 4 A’s – abrigo, ambiente, acesso e água”, alertou a enfermeira.
Cerca de 16 acidentes com escorpiões foram notificados em 2024, nos bairros afetados, além de registros em São Lourenço, Vista Alegre, Faxinal e Espigão do Bugre.
O que fazer quando avistar um escorpiões
Caso um morador aviste escorpiões em sua casa, local de trabalho ou outros ambientes, é necessário entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (47) 99233-0307.
Se o escorpião for encontrado em uma residência, as casas vizinhas também deverão ser inspecionadas para garantir a segurança da comunidade.
Em caso de acidente
Em caso de picada, a orientação é buscar atendimento imediato na UPA 24 horas, localizada na Av. Cel. Severiano Maia, Jardim América.
A amostra pode ser capturada – coletada e acondicionada em um pote com tampa – e levada junto ao atendimento. Nunca capture o escorpião com as mãos, mesmo usando luvas comuns.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO