Cidade de SC decreta situação de emergência após fortes chuvas
O temporal causou alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e transbordamento de rios em Cunha Porã
• Atualizado

As fortes chuvas e temporais que atingiram o Oeste de Santa Catarina desde segunda-feira (29), causaram estragos que levaram a cidade de Cunha Porã a decretar situação de emergência na terça-feira (30).
Leia Mais
De acordo com a prefeitura, o temporal atingiu tanto a área urbana quanto a rural, causando alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e transbordamento de rios. Estradas, pontes e bueiros foram destruídos, comprometendo o fluxo e deslocamento dos moradores. Instalações públicas também sofreram danos.
A decisão foi oficializada pela prefeita Luzia Iliane Vacarin, com base em parecer técnico da Defesa Civil municipal e na Portaria nº 260 do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Segundo o decreto, a medida busca agilizar ações de resposta, como reconstrução provisória de serviços essenciais, entrega de lonas, assistência às famílias atingidas e recuperação da infraestrutura para restabelecer a normalidade no município.
A Defesa Civil segue monitorando os impactos e trabalhando para minimizar os prejuízos, priorizando a segurança e o bem-estar da população.
Estragos em outras cidades do Oeste de SC
As chuvas intensas também causaram estragos em outros municípios da região. Em Chapecó, ao menos 67 casas foram destelhadas em bairros como Aldeia Condá e Distrito de Marechal Borman. Já em Concórdia, cerca de 40 residências foram afetadas por ventos fortes, raios e granizo.
Em Cunha Porã, além dos estragos gerais, seis casas foram danificadas e uma estrada rural precisou ser interditada. Apesar dos prejuízos, não houve registros de mortes ou feridos.
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO