Segurança Compartilhar
ALERTA!

Chuvas em SC: 131 municípios registram ocorrências; veja como está a situação no Norte

Há previsão de fortes chuvas principalmente para Joinville

• Atualizado

Redação

Por Redação

Rio Águas Vermelhas, Morro do Meio – Joinville. Foto: divulgação redes sociais/@souadrianosilva.
Rio Águas Vermelhas, Morro do Meio – Joinville. Foto: divulgação redes sociais/@souadrianosilva.

Até o momento, há 52 cidades com abrigos abertos por conta da chuvas no estado e 120 municípios com ocorrências registradas. O último balanço foi divulgado na tarde deste domingo (8) pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.

Ao todo, 53 municípios decretaram situação de emergência e foram confirmadas duas mortes. Há previsão de fortes chuvas principalmente para Joinville.

Joinville

De acordo com a Defesa Civil, Joinville, até o momento, não teve desabrigados ou desalojados. Os rios seguem nas calhas e estão abaixando. Sete ocorrências foram registradas, mas nenhuma grave.

Pontos que podem alagar: Morro do Meio, Vila Nova, Nova Brasília, Jardim Sofia e localidade do Jativoca podem sofrer com pontos de alagamento nas próximas horas, caso o rio Águas Vermelhas transborde.

“Mantemos o monitoramento e a preocupação é a partir do início da noite, quando há possibilidade de a chuva intensificar, como indica a previsão meteorológica. Essa condição, aliada ao fato de que o solo está extremamente encharcado aponta para o risco alto de deslizamento e alagamento principalmente na região Oeste”, informa o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, publicou pelas redes sociais um panorama da situação das chuvas no município, “Para domingo (8) à tarde permanece a previsão de fortes chuvas, na região, os abrigos para atender as pessoas que podem precisar sair de suas casas já estão montados”.

Veja o aviso:

O prefeito ainda divulgou que pela manhã sobrevoou a região de Jardim Sofia para verificar o nível do rio e ressaltou o alerta para que em casos de risco ou deslizamento, a população procure um abrigo.

Rio Negrinho

A situação em Rio Negrinho é mais preocupante, pois, conforme a Defesa Civil, a cidade já tem 161 pessoas desabrigadas.

O Rio Negro, que passa cortando a cidade, está em alerta, com nível subindo 8 cm por hora. Pela manhã deste domingo (8), o nível do rio estava em 3,48 metros.

A Defesa Civil do município comunica que o nível do rio Negrinho encontra-se atualmente em 4,00 metros, indicando uma situação de Emergência, com um aumento de 6 centímetros na última hora.

https://www.instagram.com/p/CyJhvIuO5Ax/?igshid=NzZhOTFlYzFmZQ%3D%3D

Na tarde deste sábado (7) foi registrado um deslizamento de terra atendido pelos bombeiros. A ocorrência foi registrada no bairro São Rafael, quando um barranco de aproximadamente 3 metros sofreu um deslizamento de terra.

O proprietário da casa recebeu orientações para buscar outro local de abrigo devido a novos riscos de deslizamento.

Mafra

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, o nível do Rio Negro, em Mafra, encontra-se em 9,225 metros. O município tem, ao todo, 450 pessoas desalojadas, dessas 192 pessoas estão divididas em 4 abrigos e as demais em casas de parentes e amigos.

https://www.instagram.com/reel/CyJilF-Adlw/?igshid=NzZhOTFlYzFmZQ%3D%3D

Confira os pontos de alagamentos: Vila Solidariedade, Vila Ferroviária e Buenos Aires. Já em áreas rurais estão Campo da Lança, Maurício Caillet, Bituvinha, Rio Preto e Rio Branco todos com alagamentos pontuais.

A ponte sobre o rio da Lança, na Rua São João Maria continua interditada, aguardando laudo da Defesa Civil. Da mesma forma a ponte nas proximidades do Supermercado MIG da Vila Ivete está interditada, na rua Annies Gualberto, na Vila Buenos Aires e ponte sobre o rio Bandeira na Rua São João também passa a ser interditada.

São Bento do Sul

A Defesa Civil informou que há aproximadamente 450 pessoas afetadas pelas chuvas em São Bento do Sul desde quarta-feira (4). O município está em situação de emergência. 215 famílias foram atendidas pela prefeitura e, no momento, têm 28 pessoas desabrigadas acolhidas em abrigo temporário.

A Defesa Civil informou que atendeu a cinco chamados para queda de barreira ao longo do domingo (8). Os pontos de deslizamento registrados na semana também foram monitorados e, felizmente, não houve ocorrências graves.

Em caso de emergência ligue 193 ou 199.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.