Chuvas e vendaval causam destelhamentos no Oeste de SC
Apesar dos estragos materiais, não houve feridos, desabrigados ou desalojados
• Atualizado
As fortes chuvas acompanhadas de vendaval provocaram diversos estragos como queda de árvores e destelhamentos no Oeste de Santa Catarina, atingindo principalmente os municípios de Xaxim, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Abelardo Luz, na noite de domingo (22).
Leia Mais
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Defesa Civil foram acionados para atender as ocorrências e distribuir lonas de emergência, embora não tenham sido registrados desabrigados ou desalojados até o momento.
Municípios afetados
Em Xaxim, por volta das 23h, a guarnição atendeu ocorrências simultâneas nos bairros Ari Lunardi, Guarani e Santa Terezinha. Ao todo, foram entregues cerca de 300 metros de lonas em 10 atendimentos, além de três registros de quedas de árvores ou partes de telhados lançados sobre redes elétricas.
Uma das situações ocorreu na Rua Rosa Zambenedetti, no Distrito Industrial, onde a via precisou ser temporariamente interditada devido à queda de uma árvore. O município contabilizou pelo menos duas casas afetadas.
O município de São Lourenço do Oeste também foi impactado pelo temporal, com danos em residências. As equipes locais estão distribuindo lonas às famílias atingidas, mas não houve necessidade de abrigos ou decretos de emergência.
Em Xanxerê, foi registrada a queda de uma árvore na rua, que foi prontamente removida pelas equipes. As bacias de contenção estão sendo monitoradas, apresentando elevação no nível da água, mas ainda dentro da normalidade.
Já em Abelardo Luz, também foram registrados danos relacionados às chuvas, embora os detalhes estejam sendo levantados pelas autoridades locais.
No interior de Descanso, os efeitos do vendaval também foram severos. Na Linha Itajubá, equipes do 12º Batalhão de Bombeiros de São Miguel do Oeste, com apoio da Defesa Civil e da prefeitura local, entregaram cerca de 500 metros de lona para cerca de 10 famílias afetadas. A ação aconteceu por volta das 21h40min e não exigiu encaminhamentos adicionais.
Já na Linha São Valentim, também em Descanso, o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu uma ocorrência às 21h50min envolvendo a queda de árvores e postes de energia sobre a SC-163. A guarnição realizou cortes e limpezas da pista, mas a via teve que ser interditada nos dois sentidos por risco com fiação elétrica exposta.
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e a Celesc foram acionadas para garantir a segurança e a liberação da rodovia. Houve ainda registros de residências destelhadas em diversas comunidades rurais, onde a Defesa Civil municipal distribuiu lonas e utilizou maquinário para liberar acessos bloqueados.
Apesar dos estragos materiais, não houve feridos, desabrigados ou desalojados. As defesas civis municipais seguem monitorando as condições climáticas e prestando apoio às famílias afetadas.
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO