VÍDEO: chacina no Rio de Janeiro? Ministério Publico diz que fará perícia independente em corpos
Técnicos do órgão foram enviados ao Instituto Médico-Legal (IML) para conduzir as análises de forma autônoma
• Atualizado
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) anunciou, nesta quarta-feira (29), que vai realizar uma perícia independente nos corpos das pessoas mortas durante a operação policial que se tornou a mais letal da história do estado. Especialistas em segurança, chamam de “chacina no Rio de Janeiro” a megaoperação. Técnicos do órgão foram enviados ao Instituto Médico-Legal (IML) para conduzir as análises de forma autônoma e garantir transparência na apuração dos fatos.
O que motivou a medida
A decisão foi tomada após a Operação Contenção, realizada nas regiões dos complexos da Penha e do Alemão, que terminou com dezenas de mortos. O governo do estado informou que 64 pessoas teriam sido mortas, mas moradores relataram a existência de mais de 60 corpos encontrados em uma área de mata na localidade da Vacaria, na Serra da Misericórdia.
Diante da gravidade do caso, o MPRJ afirmou que a perícia independente é necessária para assegurar transparência e o cumprimento das diretrizes do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinam monitoramento e prestação de contas em operações policiais realizadas em comunidades do Rio.
O que será analisado
Conforme o MPRJ, a perícia independente deverá avaliar a identificação dos corpos encontrados, as circunstâncias das mortes, incluindo ferimentos e local de ocorrência, a conformidade entre os relatos das autoridades e os resultados técnicos e as possíveis falhas nos protocolos de ação policial.
A operação foi a mais letal já registrada no Rio de Janeiro, superando ações anteriores em número de mortes. Levantamentos apontam que a letalidade da intervenção ultrapassou todas as marcas anteriores, provocando forte repercussão nacional e internacional.
O MPRJ informou que a iniciativa busca garantir controle externo da atividade policial.
Próximos passos
O MPRJ avisa que acompanhará todos os desdobramentos da investigação da “chacina no Rio de Janeiro”. A entidade informa que pós a conclusão dos trabalhos, os laudos periciais devem ser encaminhados às autoridades competentes e poderão subsidiar investigações criminais e medidas administrativas.
A expectativa do MPRJ é que os resultados da perícia tragam clareza sobre o que ocorreu durante a operação e possam orientar mudanças futuras nas políticas de segurança pública em comunidades do Rio de Janeiro.
Leia Mais
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO