Cerca de 60 bovinos são resgatados em situação de maus-tratos em Joinville
Os animais foram encaminhados para abrigos temporários
• Atualizado
Cerca de 60 bois e vacas foram resgatados em situação de fome, negligência e sofrimento nesta segunda-feira (6), em Joinville. A ação foi acompanhada pela vereadora Liliane da Frada (Podemos) e realizada após um ofício encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Segundo a parlamentar, o resgate ocorreu após diversas conversas com o tutor, nas quais foi solicitada a melhoria da alimentação do gado. No entanto, mesmo após dois meses de acompanhamento, nenhuma mudança foi realizada, sendo necessário acionar o MPSC.
“Tentamos o diálogo e buscamos uma solução pacífica, mas a situação persistiu. Diante da falta de alimentação e do sofrimento dos animais, encaminhei um ofício ao Ministério Público solicitando o recolhimento imediato. Hoje, finalmente, os animais estão sendo retirados do local e encaminhados para um lar temporário, onde receberão o cuidado que merecem”, disse Liliane.
Os animais foram encaminhados para abrigos temporários, onde passarão por avaliação veterinária e acompanhamento. A ação contou com a atuação do Centro de Bem-Estar Animal (Cbea) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sama).
O SCC10 entrou em contato com a Polícia Civil (PCSC) para obter informações sobre uma possível autuação ou prisão do tutor, mas ainda não teve retorno.
Arrecadação de recursos
Diante do grande número de animais resgatados, a vereadora anunciou que será lançada uma campanha de arrecadação de recursos e alimentos para auxiliar na recuperação dos bois e vacas.
A iniciativa contará com o apoio de protetores independentes, voluntários e empresas parceiras, que poderão contribuir com doações dos seguintes de sal mineral próprio para gado, milho, silagem, ração para bovino, medicamentos veterinários e soro.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO