Segurança Compartilhar
Julgamento

Caso Flordelis: acusados vão a júri popular nesta terça-feira

Julgamento foi dividido em duas sessões, pelo alto número de envolvidos

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

A Justiça do Rio de Janeiro dará início, nesta terça-feira (12), ao júri popular dos acusados pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo, marido da ex-deputada federal Flordelis. O julgamento, que foi dividido em duas sessões, devido ao grande número de réus, será presidido pela juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói.

A primeira sessão irá avaliar os indiciamentos apresentados contra três filhos de Flordelis, sendo um biológico e dois adotivos, além de um policial militar e sua esposa. Já a ex-pastora e ex-deputada será julgada na segunda sessão, marcada para o dia 09 de maio, junto da neta e de outras duas filhas, uma adotiva e uma biológica.

Ao longo de todo o processo, o júri popular irá analisar as sentenças para os seguintes crimes: homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, associação criminosa armada, uso de documento falso e falsidade ideológica.

Em novembro de 2021, dois filhos da ex-deputada foram condenados pela morte de Anderson do Carmo. Flávio dos Santos Rodrigues, que foi apontado como o responsável pelos disparos que mataram o pastor, recebeu uma pena de 33 anos e 2 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, associação criminosa armada, porte ilegal de arma e uso de documento ilegal. E Lucas Cézar dos Santos Souza, que ficou encarregado por comprar a arma do crime, foi condenado a 7 anos e meio também por homicídio triplamente qualificado; a pena dele foi reduzida por ter colaborado com as investigações.

O pastor Anderson do Carmo foi assassinado a tiros, na madrugada de 16 de junho de 2019, na porta da casa onde vivia com Flordelis e os filhos. Apontada, posteriormente, como mandante do crime, a ex-deputada foi presa em agosto de 2021, dois dias depois de ter o seu mandato cassado. Ela nega participação no crime.

Primeira Fase do Júri

Serão julgados, nesta 3ª feira, o filho biológico de Flordelis, Adriano dos Santos Rodrigues, que é acusado de associação criminosa armada, uso de documento falso e falsidade ideológica; e os dois filhos adotivos, André Luiz de Oliveira, que responde por uso de documento falso e falsidade ideológica, e Carlos Ubiraci Francisco da Silva, que é acusado de homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e associação criminosa armada.

O ex-PM Marcos Siqueira Costa e a esposa dele Andrea Santos Maia também vão a júri no mesmo dia, respondendo aos crimes de uso de documento falso e associação criminosa.

Segunda Fase do Júri

Com início previsto para o dia 09 de maio, a segunda fase do julgamento vai analisar as acusações apresentada contra a ex-deputada Flordelis, a neta, Rayane dos Santos Oliveira, e filha adotiva, Marzy Teixeira da Silva, e a filha biológica Simone dos Santos Rodrigues.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.