Caso de racismo investigado pelo MPSC não ocorreu na Oktoberfest
De acordo com os vídeos dos dois envolvidos no processo, o fato aconteceu na cidade de Jaraguá do Sul e não em Blumenau
• Atualizado
Nesta quarta-feira (08), o Ministério Público de Santa Catarina informou que vai apurar uma suposta prática de injúria racial sofrida pelo produtor da comediante alemã Lea Maria Jahn, Lyo, no Vale do Itajaí. No entanto, a matéria do MPSC cita que o caso ocorreu durante a Oktoberfest, mas de acordo com os vídeos dos dois envolvidos no processo, o fato aconteceu na cidade de Jaraguá do Sul e não em Blumenau.
Entenda o caso
A comediante postou um vídeo nas redes sociais no qual afirmava que o seu produtor havia sofrido preconceito após um dos seus shows em Jaraguá. Ela contou que foi questionada por uma pessoa sobre “em que campo de concentração havia achado o seu produtor”, o que se enquadra em racismo e também apologia ao nazismo. No vídeo, ela ainda explica como os temas ‘preconceito’ e ‘nazismo’ são tratados na Alemanha. Na ocasião ela também se desculpa por um material postado anteriormente, e já apagado da sua conta, onde criticava Blumenau durante a sua passagem pela cidade.
Assista.
O produtor Leonardo, conhecido como Lyo, também postou um vídeo nas redes sociais sobre o preconceito sofrido. Ele conta como ocorreu o episódio e também cita a cidade de Jaraguá do Sul como local do fato. Lyo ainda pede ajuda para que atos como esse não voltem a ocorrer e que a justiça seja feita.
Assista.
O que diz o MPSC
O Portal SCC10 entrou em contato com o Ministério Público, que informou que no despacho do caso consta a Oktoberfest como o local do acontecimento. No material, que ainda está no site do MPSC citando Blumenau, consta que o Promotor de Justiça Jádel da Silva Junior solicitou informações à autoridade policial acerca da instauração do inquérito para apurar os fatos e inicar a investigação. O caso também é acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM).
De acordo com o Ministério Público, esta não foi a única situação em que a humorista presenciou seu colega sofrendo injúria racial no Estado.
Racismo na Oktoberfest: o que diz a prefeitura
O Portal também entrou em contato com a organização da Oktoberfest sobre a matéria do MPSC. O assessor da pasta ficou surpreso com a citação da festa no caso, já que nos vídeos ambos citam a cidade de Jaraguá do Sul como local do ocorrido. Leia a nota da Prefeitura de Blumenau:
A organização da Oktoberfest Blumenau recebeu com surpresa a informação sobre a publicação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, que instaurou procedimento para apurar uma suposta prática de injúria racial sofrida pelo Leonardo, Lyo, produtor da comediante alemã Lea Maria Jahn durante a Oktoberfest, em Blumenau. Conforme consta nos vídeos publicados pela comediante e pelo produtor nas redes sociais, o caso foi registrado na cidade de Jaraguá do Sul. Inclusive, um boletim de ocorrência teria sido feito na cidade citada. Nos causa estranheza que a imagem da Oktoberfest e de Blumenau tenham sido relacionadas a este caso, mesmo sendo inquestionável, conforme relato da vítima nas redes sociais, que o fato foi em outra cidade. Desde o momento que soubemos da publicação estamos em contato com o Ministério Público, para buscar mais esclarecimentos sobre o caso.
Leia Mais
> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO