Casal de idosos é resgatado de incêndio em residência no Norte de SC
Fogo começou em quarto alugado no primeiro pavimento
• Atualizado
Um casal de idosos foi resgatado de um incêndio em uma residência na manhã de quinta-feira (3), em Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina. O caso ocorreu no bairro São Rafael, por volta das 6h50.
Leia Mais
O homem, de 82 anos, e a esposa, de 75, que é cadeirante, foram encontrados na sacada devido à quantidade de fumaça. No local, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) confirmou que o incêndio havia atingido parte do primeiro pavimento de uma residência de alvenaria.
Os bombeiros armaram uma adutora com duas linhas de ataque para extinguir as chamas. Segundo o CBMSC, o fogo foi controlado em aproximadamente 10 minutos.
Durante o combate, outra equipe retirou os moradores do local. Os moradores não ficaram feridos e recusaram o transporte para o hospital, afirmando estar bem.
Após o controle do incêndio, foi realizado o rescaldo, com o uso de cerca de mil litros de água. De acordo com os bombeiros, o fogo iniciou em um dos quartos.
O proprietário relatou que no primeiro pavimento haviam cinco quartos divididos por madeira, todos alugados. Os moradores conseguiram sair a tempo e ninguém se feriu.
Leia também:
Cuidados essenciais no inverno para evitar acidentes, segundo bombeiros de SC
Por Beatriz Agnes
Desde segunda-feira (23), Santa Catarina enfrenta uma onda de frio intenso. Na terça-feira (24), a manhã começou abaixo de zero em diversas cidades do estado. Na quarta-feira (25), Florianópolis registrou a madrugada mais fria do ano, com termômetros marcando zero grau na região Norte da Ilha.
Sendo assim, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) compartilhou alguns cuidados essenciais no inverno para evitar acidentes; confira:
- Cobertores elétricos: evitar umidade, não dormir com eles ligados, monitorar crianças e idosos e seguir rigorosamente as instruções do fabricante.
- Aquecedores: sempre ao utilizar qualquer tipo de aquecedor é preciso ventilar o ambiente, para a renovação do ar. Aquecedores elétricos não devem ser cobertos por nenhum material.
- Distância segura: manter crianças, idosos e animais de estimação longe de fontes de calor, especialmente fogões e lareiras, por pelo menos 1 metro.
- Ventilação e prevenção à saúde: manter ambientes arejados para evitar acúmulo de gases tóxicos e reforçar a hidratação, consumo de chás e alimentos quentes, medidas que também ajudam a prevenir gripes e resfriados.
O CBMSC explica também que o uso de aquecedores, lareiras e fogões a lenha pode elevar o risco de incêndios. A recomendação é manter ventilação adequada, longe de materiais inflamáveis, não sobrecarregar chaminés e utilizar equipamentos com certificação do Inmetro.
Outras dicas essenciais no inverno para evitar acidentes
A lareira ecológica, alimentada por álcool, exige atenção redobrada: nunca reabasteça com o aparelho ainda quente, pois há perigo de explosão. Se ocorrer incêndio, intoxicação ou outro tipo de sinistro doméstico, acione 193 imediatamente.
“Muitos dos acidentes que atendemos poderiam ser evitados com medidas simples, como ventilar os ambientes ao usar aquecedores ou respeitar a distância segura de fontes de calor. É fundamental que a população tenha atenção redobrada ao manusear equipamentos de aquecimento. Em qualquer situação de risco, estamos prontos para atender a população. Basta ligar 193”, reforça o subcomandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, major Renan Fernandes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO