Campanha espalha cartazes de combate a violência contra mulher em ônibus de Chapecó
Cartazes de conscientização contra violência contra mulheres serão fixados nos ônibus do transporte coletivo e no terminal urbano
• Atualizado
“Mulher Segura” é o nome da nova campanha de proteção lançada em Chapecó pela Polícia Civil de Santa Catarina dentro do programa comemorativo dos 211 anos da corporação no Estado. A iniciativa é da Diretoria de Polícia Civil da Fronteira e conta com o apoio de instituições como Associação Comercial e Industrial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio, prefeitura de Chapecó e Somar Oeste. Uma das ações, que tem a participação da Auto Viação Chapecó, compreende a fixação de cartazes de esclarecimento nos ônibus do transporte coletivo e no terminal urbano.
Para alertar e contribuir com a segurança e o bem-estar das mulheres que utilizam o transporte público em Chapecó, os cartazes foram fixados no interior dos 88 ônibus que percorrem diariamente 24 linhas, realizam mensalmente 22,2 mil viagens, rodam a cada mês aproximadamente 411 mil quilômetros e transportam a média de um milhão de passageiros por mês. O cartaz produzido pela Polícia Civil para fortalecer o combate a toda forma de importunação e assédio sexual consta de quatro mensagens dirigidas à população.
Um dos alertas é de que a “importunação sexual é crime”, conforme o artigo 215-A do Código Penal, com prisão que pode ir de um a cinco anos. Outros dois indicativos especificam que a importunação sexual “não tem desculpa, mas tem lei” e que “o transporte é público, mas o corpo da mulher não”.
COMO DENUNCIAR
O cartaz também apresenta os canais de denúncia dos agressores, um deles os telefones da Polícia Civil: 181 e (48)98844-0011. Denúncias também podem ser feitas pelos números de emergência 190 da Polícia Militar, 180 da Central de Atendimento à Mulher e 153 da Guarda Municipal de Chapecó.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO