Cachorro ‘necrosado’ é encontrado em pequena cidade de SC; tutora foi presa
O cachorro estava há pelo menos oito dias nesta situação
• Atualizado
Uma mulher de 32 anos foi presa após um cachorro ser encontrado ‘necrosado’ e com diversas lesões. O animal estava em situações totalmente precárias. A prisão foi nesta quinta-feira (6), em Marema, no Oeste de Santa Catarina.
De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), uma denúncia foi registrada onde relatava que o cachorro estava em situações precárias. Ao chegar no local, a equipe constatou que o animal estava com uma lesão grande na região dorsal, infestação por larvas, exposição óssea e necrose.
No laudo constou que o cachorro estava há pelo menos oito dias com as lesões, que foram se agravando com o passar dos dias.
O animal foi encaminhado ao veterinário, onde foi confirmado quadro irreversível, atestando impossibilidade de tratamento devido ao estágio avançado das lesões. Com o diagnóstico, foi realizada uma eutanásia, para evitar o sofrimento do animal já que os medicamentos para o tratamento não estavam disponíveis.
Tutora presa não justificou os maus tratos
Em entrevista à PCSC, a tutora afirmou que era responsável pelo cachorro desde filhote mas não apresentou justificativa para a ausência dos cuidados veterinários. Já no interrogatório formal, a mulher preferiu ficar calada.
A conduta foi enquadrada no tipo penal descrito no art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, que criminaliza a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de cães e gatos, com pena prevista de reclusão de 02 (dois) a 05 (cinco) anos, além de multa e proibição da guarda quando verificada lesão grave ou mutilação do animal.
A mulher foi presa em flagrante e levada ao Presídio Regional de Chapecó, onde permnecerá à disposição da Justiça.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO