Após denúncias, cachorro é encontrado morto em meio à sujeira em sítio de SC; ‘imundície’
No vídeo, o deputado comenta ainda que uma 'mega-operação' estaria no local, nesta segunda-feira (11)
• Atualizado
Após mais de 70 cachorros encontrados em meio a sujeira, carne estragada e animais congelados em um freezer de um sítio, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, outro cão foi localizado morto no local. O caso foi divulgado pelo deputado estadual Sérgio Guimarães, na última sexta-feira (8) e reforçado nesta segunda-feira (11).
Leia Mais
Acompanhando o caso desde o início, o deputado atualiza o caso e acusa a Prefeitura de Biguaçu de negligência. “Os animais estão morrendo aqui dentro! A negligência vai durar quanto tempo? Quanto tempo nós vamos demorar pra fazer alguma coisa aqui? Pelo amor de Deus”, exclamou o deputado.
O parlamentar criticou a lentidão das ações e cobrou providências urgentes para resgatar e tratar os cães.
Animais congelados, carne estragada e sujeira
O caso veio à tona na última sexta-feira (8), quando o deputado estadual, junto com protetores independentes de animais, esteve em um sítio no bairro São Mateus para verificar a situação insalubre em que se encontravam os quase 80 cachorros. Se não bastasse a insalubridade, vários filhotes foram encontrados congelados dentro do freezer de uma geladeira.
Na ocasião, a prefeitura por meio de nota que faria a limpeza do local, bem como o tratamento veterinário adequado para os animais. A administração disse ainda que os animais receberiam alimentação adequadas, hidratação e cuidados sanitários como vacinação e controle de parasitas.
O proprietário dos animais foi preso, porém liberado em audiência de custódia. Além disso, ele foi proibido de ter animais de estimação pela justiça e, deverá passar por tratamento psicológico e psiquiátrico.
O que diz a Prefeitura de Biguaçu?
A Prefeitura de Biguaçu informa que, nesta segunda-feira (11), deu continuidade às ações relacionadas à chácara no interior do município onde dezenas de cães eram mantidos em condições insalubres — situação que resultou na prisão do proprietário/cuidador pela Polícia Civil.
Por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (FAMABI), da Departamento de Bem-Estar Animal (DIBEA) e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, foi realizada uma intensa limpeza do local, com uso de caçambas e máquinas pesadas para a retirada e o descarte adequado de rejeitos.
Os animais encontrados em óbito foram encaminhados para autópsia. A maioria dos cães resgatados já foi direcionada a destinos adequados, onde receberão cuidados como vacinação, castração e microchipagem. Até que estejam aptos para adoção, permanecerão sob a responsabilidade da DIBEA de Biguaçu.
A destinação dos cães foi realizada entre o Grupo de Operações e Resgate (GOR), a ONG Fiel Dog, voluntários da causa animal e a clínica Family Vet, todos atuando em parceria com o município.
O trabalho seguirá até que todos os animais estejam plenamente recuperados e integrados a novas famílias por meio da campanha de adoção.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a proteção e o bem-estar animal, bem como com a saúde pública, mantendo acompanhamento constante até a completa solução do caso.”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO