Caçador decreta situação de emergência por conta do apagão
Apagão já se estende por quase 90 horas
• Atualizado
O município de Caçador decretou estado de emergência por conta do apagão que se estende por quase 90 horas, desde a sexta-feira (28), depois da queda de quatro torres de energia elétrica, em Campos Novos.
“A medida é importante para que as ações de recuperação possam ser realizadas de uma forma mais rápida, principalmente para as atividades empresariais, seja no comércio, indústria e prestação de serviço, que tiveram perdas irreparáveis”, afirma a Prefeitura em comunicado.
Moradores de Caçador relatam perda de alimentos por conta da falta de energia. “Estamos vivendo o caos na cidade (…) Precisamos de uma resposta o mais rápido possível”, conta o morador João Carlos silva.
Trabalho para restabelecer energia elétrica
O vice-prefeito de Caçador, Alencar Mendes, esteve em Campos Novos na manhã desta terça-feira (1º), acompanhando in loco os trabalhos para restabelecer a energia elétrica em Caçador e nos municípios próximos, que estão há mais de 85 horas às escuras. A situação se estende desde a noite de sexta-feira, 28 de maio, depois que a região foi atingida por um tornado, que destruiu pelo menos cinco torres de transmissão da Evoltz, empresa terceirizada da Celesc.
Conforme Alencar, é grande o número de trabalhadores atuando no local e segundo a administração das empresas responsáveis, a energia deve ser restabelecida ainda nesta terça-feira. “O objetivo da nossa ida até Campos Novos foi justamente este, verificar com precisão a real situação no local, pois havia a informação de que a energia voltaria na madrugada, porém isto não aconteceu”, disse.
“O que nós verificamos no local foi que, no período da manhã os trabalhos já estavam bastante adiantados. Todas as cinco torres de emergência já estavam montadas e o içamento dos cabos de transmissão já estavam sendo iniciados”, salientou o vice-prefeito.
“Diante do atual cenário conversamos com os diretores das empresas envolvidas, os quais nos explicaram quais seriam os procedimentos que ainda precisavam ser feitos e de certa forma nos tranquilizaram, garantindo que nas próximas horas a situação seria normalizada”, finalizou Alencar Mendes.
Temporal
De acordo com aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Defesa Civil de Santa Catarina, tempestades intensas atingiram diversas regiões do território catarinense. A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão. Foram registrados granizo, núcleos de chuva e vento intensos.
>> Vídeo: temporal atinge casas e causa estragos em Campos Novos
O município de Campos Novos, no Meio Oeste, foi o mais atingido. A velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora e segundo os meteorologistas da DCSC uma supercélula de tempestade foi a responsável pela formação de um tornado. Foram registrados destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO