BR-376: bombeiros resgatam corpo de vítima fatal após mais de 60 horas do deslizamento
Morte da vítima já havia sido confirmada anteriormente
• Atualizado
Nesta quinta-feira (1º), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná informou que realizou a retirada do corpo de uma das vítimas fatais do deslizamento de terras no km 699 da BR-376, na serra que liga Curitiba a Santa Catarina. A morte da vítima já havia sido confirmada anteriormente, mas o corpo ainda não havia sido removido. A operação de resgate já dura mais de 60 horas ininterruptas.
A retirada do corpo foi realizada pelos bombeiros, com apoio de guincho e maquinário pesado. “A operação foi maior e mais complexa do que prevista inicialmente, sendo severamente agravada pelas condições atmosféricas instáveis do local do incidente”, informaram os bombeiros. As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária Arteris Litoral Sul continuam as operações de resgate. O corpo foi encaminhado para a Polícia Científica na tarde desta quinta-feira, onde já está sendo periciado.
Previsão de chuva
Ainda no local, com o emprego dos recursos disponíveis, foram realizadas intensas buscas na massa terrosa, bem como foi removida quase a totalidade dos veículos pesados que estavam visíveis no deslizamento de terra. Há previsão de chuva para o final da tarde e noite desta quinta.
Após a liberação do sentido norte, as equipes que estão trabalhando em cooperação no local do incidente iniciaram à tarde a remoção da massa de terra da pista sentido sul, volume de terra bastante elevado e de operação sensível.
A estimativa de potenciais vítimas continua reduzida em relação à previsão original. As projeções podem ser alteradas à medida que novas informações vão sendo coletadas. São dois óbitos e seis pessoas resgatadas com vida.
Apoio
Os bloqueios de rodovias feitos pela PRF têm possibilitado a agilidade do serviço no local da ocorrência, pois garantem mais segurança às equipes e ainda evitam que a população fique exposta a novos incidentes.
A Polícia Militar do Paraná tem atuado com máximo empenho através das equipes do 9º BPM (Litoral) e 17º BPM (São José dos Pinhais). Elas atuam no serviço de proteção às vidas e às comunidades ao redor dos diversos incidentes da BR-376. Os policiais também garantem apoio às operações de remoção da massa de terra e desdobramentos logísticos de segurança e resgate.
Pessoas desaparecidas
Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO