Segurança Compartilhar
RESGATE

Bombeiro de Joinville participa de resgate no Rio Grande do Sul

Jairo, juntamente com o GERAR, chega ainda nesta sexta-feira (3) ao Rio Grande do Sul

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Bombeiro e Coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, viajou para participar dos resgates no Rio Grande do Sul. Além de Jairo, o resgate ganhou reforços catarinenses com a participação do Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (GERAR).

O GERAR chega ainda nesta sexta-feira (3) ao Rio Grande do Sul. A pedido do governo do Estado do Rio Grande do Sul, o grupo catarinense vai atuar no município da Candelária, localizado a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre.

De acordo com Jairo, a equipe terá como missão ajudar no trabalho de busca e resgate de pessoas que estão ilhadas e desaparecidas.

“Temos informações de que em alguns casos será necessário o uso de aeronaves. Para os resgates, também deverão ser utilizadas embarcações e empregadas técnicas de acesso para retirada das vítimas, com uso de cordas e polias”, explica o coordenador da Defesa Civil de Joinville.

Foto: divulgação

Além disso, de acordo com a Prefeitura de Joinville, não está descartada a possibilidade de deslocamento do grupo para outros municípios, de acordo com a necessidade.

Jairo Machado possui experiência em trabalhos de busca e resgate, tendo contribuído em situações extremas como no desastre do Morro do Baú, no município de Ilhota, em 2008; e na inundação em São João Batista, em 2022.

“É gratificante poder ajudar e estar apto para esse trabalho. Tenho orgulho por ser lembrado e poder contribuir”, declara Jairo.

Estragos no Rio Grande do Sul; veja

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul estão causando estragos, alagamentos e desabamentos desde terça-feira (30). Imagens impressionantes mostram os estragos no estado.

Ainda na terça (30), o governo do Rio Grande do Sul informou que às chuvas podem causar alagamentos como os registrados em novembro de 2023, quando a região enfrentou uma das maiores enchentes da história, segundo informações do SBT News.

Grupo SCC faz campanha de auxílio ao Rio Grande do Sul

O Grupo SCC, por meio da Massa FM Gramado e do SCC SBT, em solidariedade a todos os moradores do Rio Grande do Sul atingidos pelas chuvas dos últimos dias, lança a campanha JUNTOS PELO RS.

As sedes da Massa FM em Gramado e do SCC SBT em Lages e Florianópolis estarão recebendo doações como: agasalhos e roupas íntimas, roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores.

No RS, todas as bases da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de Brigadas Militares e Secretarias Sociais estão recebendo os mesmos itens.

Além da arrecadação de donativos pelo JUNTOS PELO RS, As doações também podem ser feitas via PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul: CNPJ – 92.958.800/0001-38 ou ainda pelo site: sosenchentes.rs.gov.br

JUNTOS PELO RS: endereços para onde levar as doações

Lages:

  • R. Carlos Jofre do Amaral, 67 – Centro, Lages

Florianópolis:

  • R. Ernesto Stodieck, 322 – Morro da Cruz, Florianópolis

Gramado

  • R. Tristão Oliveira, 397 – Sala 5 – Floresta, Gramado

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.