Bebê engasgado com leite materno é salvo por PM em SC
A mãe chegou ao quartel com o bebê já desacordado, sem respirar
• Atualizado
Um bebê de 15 semanas foi salvo por um policial militar após se engasgar com leite materno no final da tarde de domingo (8), em Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Militar (PM), por volta das 18h30, uma mulher apareceu com a criança no colo, implorando por ajuda.
Leia Mais
Os agentes do 36º Batalhão de Polícia Militar agiram assim que a mãe chegou ao quartel com o bebê já desacordado, sem respirar. O policial tomou a criança nos braços e iniciou as manobras de desengasgo.
Com o corpo mole, o bebê foi reanimado após alguns minutos de esforço. Felizmente, a criança recuperou a respiração e voltou a ter os sentidos normais.
Após ser estabilizada, a criança foi encaminhada ao hospital, onde permaneceu em observação por algumas horas. De acordo com a PM, o bebê passa bem.
Manobra de Heimlich em bebês
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO