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Avião sai de Florianópolis e cai no interior de SP

O avião sobrevoava a região que passava por uma forte tempestade quando teria se chocado contra um morro e pegado fogo após o impacto

• Atualizado

Mariana Pedrozo

Por Mariana Pedrozo

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

Foto: FAB/Reprodução
Foto: FAB/Reprodução

Um avião de pequeno porte caiu no final da tarde de quarta-feira (23), em uma região rural de Paraibuna, no interior de São Paulo. Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Florianópolis com destino ao Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte.

O avião sobrevoava a região que passava por uma forte tempestade quando teria se chocado contra um morro e pegado fogo após o impacto. Segundo o portal Estadão, a aeronave, de matrícula PT-MBU, caiu na Estrada da Fazenda Capela – Fazenda Caetê, em uma área de difícil acesso, localizada entre os sítios Carpir e Caetê, próxima ao município de Santa Branca.

O chamado para o resgate foi feito às 18h46 e não há confirmação de vítimas. O Corpo de Bombeiros Militar da cidade disse que as condições adversas, como a forte chuva, a baixa visibilidade e o estado de destruição da aeronave dificultam a localização das vítimas.

As equipes da Defesa Civil Municipal de Paraibuna e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e já acessaram o local da queda da aeronave. A Polícia Militar também está atendendo a ocorrência; e a Força Aérea Brasileira informou que investigadores dos órgãos especializados da FAB foram mobilizados para realizar as apurações iniciais do acidente.

Segundo consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave que sofreu o acidente era um bimotor turboélice com capacidade para transportar oito pessoas, sendo seis passageiros, de fabricação da Embraer, e com autorização para operar como táxi aéreo.

De acordo com os registros, a documentação estava regular. A Certidão de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião venceria em 25 de junho do ano que vem; e a situação de aeronavegabilidade era considerada “normal”.

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Seripa-IV, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), estiveram no local para dar início as investigações do acidente.

Essa ação preliminar envolve a coleta e a confirmação de dados, verificação dos danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

“A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, disse a FAB, em nota.

Com informações de Estadão

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