Avião com 67 pessoas cai no Cazaquistão; 28 sobrevivem
Não havia crianças entre os passageiros e os sobreviventes recebem primeiros socorros
• Atualizado
Um avião Embraer 190, operado pela Azerbaijan Airlines e com 67 pessoas a bordo, caiu na madrugada desta quarta-feira (25) perto de Aktau, no Cazaquistão. Ao menos 28 pessoas sobreviveram a queda.
Leia Mais
A aeronave, que fazia o voo J2-8243 de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na Rússia, tentou um pouso de emergência após falhas nos sistemas de controle, mas não obteve sucesso.
Segundo o Ministério das Situações de Emergência do Cazaquistão, mais de 700 profissionais e 82 unidades de equipamentos foram mobilizados para o resgate. A queda ocorreu a cerca de 3 quilômetros da cidade, onde as operações de emergência continuam.
A Azerbaijan Airlines confirmou o acidente nas redes sociais e informou mais detalhe sobre os passageiros.
Segundo a companhia aérea, não havia crianças entre os passageiros e os sobreviventes recebem primeiros socorros.
“Havia 62 passageiros a bordo. De acordo com informações preliminares, 37 deles eram cidadãos do Azerbaijão, 16 cidadãos russos, 6 cidadãos do Cazaquistão, 3 cidadãos do Quirguistão”, disse a companhia aérea.
Vídeo mostra momento em que avião cai
Avião com 67 pessoas a bordo acaba de cair no Cazaquistão. Que estranho parecia que tinha alguém controlando mais não era o piloto 😳 pic.twitter.com/o9cptaKH4Z
— Saymon (@symon_622) December 25, 2024
Em outra captura, sobreviventes são tirados de avião após queda
‼️ Vinte e cinco pessoas foram levadas para hospitais após a queda de avião em Aktau
— sev (@sev872253010650) December 25, 2024
Vinte e cinco pessoas foram transportadas para hospitais depois da queda do avião em Aktau, disse o Ministério para Situações de Emergência do Cazaquistão à Sputnik. pic.twitter.com/oVoiirAGx4
Fabricante da aeronave é brasileira
A fabricante da aeronave, a Empresa Brasileira de Aviação (Embraer), lamentou o ocorrido. Em comunicado, destacou estar “pronta para ajudar todas as autoridades relevantes” e expressou solidariedade às vítimas e seus familiares.
“Estamos tristes em saber do incidente ocorrido hoje nas proximidades de Aktau, Cazaquistão. Atualizações adicionais serão fornecidas assim que mais informações forem confirmadas e a Embraer estiver autorizada a divulgá-las”, diz a nota da empresa.
“Estamos prontos para ajudar todas as autoridades relevantes. Nossos pensamentos e solidariedade estão com as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo acidente”, acrescenta a Embraer.
Pássaros teriam atingido aeronave
Informações preliminares da Rosaviation, a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, apontam que o piloto da aeronave decidiu fazer um pouso de emergência após o avião ser atingido por pássaros,
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO