Aves silvestres mantidas em cativeiro são resgatadas em Lages
A ação ocorreu após denúncia e constatou a criação ilegal dos animais em uma residência
• Atualizado
Quatro aves da fauna silvestre foram resgatadas na manhã desta sexta-feira (24), em Lages, pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (CPMA). Os animais, entre eles um coleirinho, um trinca-ferro e um canário-da-terra, estavam presos em cativeiro, dentro de gaiolas, sem autorização do órgão ambiental.
Leia Mais
A ação ocorreu após denúncia e constatou a criação ilegal das aves em uma residência. O responsável será responderá criminalmente pelo ato.
“O envolvido, responsável pela criação ilegal das aves, será responsabilizado tanto administrativamente quanto criminalmente pelo ato de manter aves silvestres em cativeiro sem as devidas permissões”, informou a Polícia Ambiental.
Em outro caso, o coordenador regional do Meio Ambiente Codam Criciúma, Ibanez Zanette, já havia comentado sobre as consequência do crime.
“É importante ressaltar à população que matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a licença obtida é considerado crime ambiental contra a fauna”, disse Ibanez.
A ação está prevista na Lei de Crimes Ambientais (9605 de 12 de fevereiro de 1998) e é passiva de sansão administrativa (multa e apreensão) prevista no Decreto Federal 6514 de 22 de julho de 2008.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO