Após mais de 18 horas de julgamento, facção criminosa é condenada por assassinato em Joinville
As penas variam entre 12 a 24 anos de prisão, além de dias-multa, todos em regime inicial fechado
• Atualizado
Após mais de 18 horas de julgamento, o Tribunal do Júri da Comarca de Joinville condenou seis integrantes de uma facção criminosa envolvidos na morte de um possível membro de um grupo rival. O crime ocorreu em 2022, no bairro Jardim Paraíso.
Leia Mais
A sessão, que iniciou na manhã de terça-feira (25) e terminou na madrugada de quarta-feira (26), julgou os acusados por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e pelos crimes conexos de organização criminosa, corrupção de menores, receptação e fraude processual.
As penas variam entre 12 a 24 anos de prisão, além de dias-multa, todos em regime inicial fechado.
O crime
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o crime foi planejado entre os dias 26 e 28 de dezembro de 2022, quando os integrantes da facção criaram um grupo em um aplicativo de mensagens para coordenar o assassinato.
Na madrugada de 28 de dezembro, os suspeitos invadiram a casa da vítima e dispararam contra ela, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Para despistar a Polícia Militar (PMSC), um dos integrantes fez uma ligação falsa, enquanto outro patrulhava o bairro.
Durante o julgamento, o representante do MPSC ressaltou a participação de adolescente no crime, o que configurou crime de corrupção de menores. Além disso, ele afirmou que “o motivo do homicídio está diretamente ligado à disputa territorial e de poder entre facções criminosas na região.
“O crime foi cometido com extrema com recurso que dificultou a defesa do ofendido, pois foi rendido e imobilizado pelos agressores”, disse.
O Juízo negou aos réus o direito de recorrerem em liberdade, conforme recente decisão do Supremo Tribunal Federal.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO