Após erupção, vulcão nas Ilhas Canárias já destruiu ao menos 20 casas
Autoridades também alertaram para a queda de rochas; várias estradas foram fechadas por precaução
• Atualizado
A lava do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no domingo (19), já destruiu ao menos 20 casas na ilha de La Palma. Segundo autoridades locais, a região já foi completamente evacuada e não há registro de vítimas.
“Um fluxo de lava com uma altura média de seis metros corrói literalmente casas, infraestruturas, colheitas que encontra no caminho”, explicou o presidente do Conselho Municipal de La Palma, Mariano Hernández Zapata. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, viaja hoje para o local.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Até o momento, as forças de segurança evacuaram cerca de cinco mil moradores e vários animais das regiões expostas à erupção. Na noite de domingo (19), Sanchez citou uma preocupação com possíveis incêndios devido à lava do vulcão, mas disse que as autoridades já estão preparadas para lidar com a situação. “Temos todos os recursos e todas as tropas, os cidadãos podem ficar tranquilos.”
As autoridades afirmam ainda que há várias estradas afetadas pela erupção, estando algumas delas fechadas ao trânsito por precaução. O Comitê Científico do Plano de Prevenção de Riscos de Vulcões também chamou atenção para a eventualidade de queda de rochas na costa sudoeste da ilha, que “poderão também causar danos nos edifícios”.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO