Anac autoriza curso para piloto de balão três meses após tragédia em SC
Em junho, queda de balão deixou 8 mortos e 13 feridos, em Praia Grande
• Atualizado
Praia Grande, em Santa Catarina, ganhou a primeira escola de pilotos de balão regulamentada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) da região Sul. A inauguração, realizada em 22 de setembro, ocorre três meses após um trágico acidente na cidade, em junho, quando um balão pegou fogo, resultando na morte de oito pessoas e ferimentos em 13.
Leia Mais
A iniciativa é da empresa Canyon Sul Balonismo, que agora oferecerá cursos voltados à formação de pilotos e instrutores de balonismo. A duração mínima do curso é de 60 dias, abrangendo aulas teóricas e práticas. Atualmente, quatro alunos estão matriculados no curso de piloto e, ao final, receberão a PBL (Licença de Piloto de Balão Livre), necessária para a prática do balonismo comercial, como voos turísticos. A Anac autorizou o uso do balão modelo G20-3600 para as atividades da escola.
Além da PBL, as aeronaves utilizadas em voos comerciais devem possuir matrícula no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro). Já para o balonismo esportivo, que não envolve fins comerciais, não é obrigatória a licença, sendo exigida apenas a certidão de cadastro de aerodesportista. A escola surge como uma resposta à necessidade de formação segura e regulamentada para a prática do balonismo na região.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO