Ameaça de bomba cancela voo no Aeroporto Internacional de Viracopos
Passageiro já embarcado afirmou estar com artefato explosivo. PF foi acionada e homem preso em flagrante
• Atualizado
Uma ameaça de bomba provocou o cancelamento de um voo da empresa Azul no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, no último domingo (20).
Segundo a Polícia Federal, o incidente ocorreu por volta das 17h30, quando autoridades aeroportuárias acionaram os agentes após um passageiro, já a bordo do voo 4727, com destino a Cascavel, no Paraná, afirmar estar portando uma bomba.
Em resposta à ameaça, a PF iniciou o protocolo de segurança estabelecido para situações desse tipo. Os agentes pediram para o comandante identificar o passageiro e avaliar a ameaça potencial, seguindo os procedimentos padrão de segurança aérea.
Paralelamente, o comandante verificou se o passageiro estava acompanhado e questionou sobre o conteúdo do pacote que levou a essa preocupação.
Após a saída voluntária do passageiro e o preenchimento do “Termo de Desembarque Compulsório” pelo comandante da aeronave, as bagagens de mão do indivíduo foram retiradas para inspeção. A Polícia Federal solicitou a presença de um detector de traços explosivos móvel (ETD) para verificar as bagagens antes de manipulá-las ou tomar qualquer ação adicional.
Diante da resposta negativa para explosivo e a retirada das malas de porão do passageiro, a PF, após certificar-se da segurança do voo, desmobilizou todas as estruturas e equipes de segurança.
O passageiro foi encaminhado à Delegacia de Campinas, onde foi autuado em flagrante pelo crime de atentado à segurança do transporte aéreo, cuja pena varia entre dois e cinco anos de prisão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO