Advogada é condenada após envolvimento com facção criminosa em Joinville
As penas variam entre quatro anos e nove meses e 17 anos de reclusão em regime fechado
• Atualizado
Uma advogada foi condenada por envolvimento com uma facção criminosa em Joinville, no Norte catarinense. Os envolvidos no caso foram denunciados em julho de 2024, após a deflagração da quarta fase da Operação Sob Encomenda.
Leia Mais
As penas variam entre quatro anos e nove meses e 17 anos de reclusão em regime fechado. As investigações do esquema criminoso ocorrem desde 2021.
A 13ª Promotoria de Justiça, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), apura advogados que usavam suas prerrogativas para inserir celulares, entorpecentes e documentos, além de levar recados com conteúdos ilícitos de interesse de facções para dentro do sistema prisional de Joinville.
Após buscas, o Ministério Público comprovou que os advogados atuavam como intermediários de facções, facilitando crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de capitais.
No final de 2024, a 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville condenou 10 pessoas, incluindo uma advogada atuante na cidade, por integrarem organização criminosa e se associarem para o tráfico de drogas.
As penas variam entre quatro anos e nove meses e 17 anos de reclusão em regime fechado. A advogada foi condenada à pena de 14 anos e dois meses de reclusão, em regime inicial fechado, além do pagamento de 1922 dias multa.
Cabe recurso da decisão, mas foi negado à advogada o direito de recorrer em liberdade, visto que permaneceu presa durante toda a tramitação do processo e, segundo consta na sentença, persistem motivos que levaram à decretação da prisão preventiva.
Os demais réus receberam o direito de apresentar o recurso em liberdade, porém a maioria deles já se encontrava preso em razão de outros crimes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO