Adolescente se engasga com bala e é salvo por professor em escola de SC
Caso mobilizou equipes dos bombeiros
• Atualizado
Um adolescente de 16 anos se engasgou com uma bala, na tarde de segunda-feira (9), e foi salvo por um professor em uma escola de Papanduva, no Planalto Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado por volta das 14h50 e mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC).
Leia Mais
No local, os bombeiros encontraram o adolescente no interior do banheiro, amparado por professores e alunos. Ele estava consciente, orientado, mas com sinais alterados e palidez.
De acordo com informações do CBMSC, o estudante se engasgou com uma bala doce durante uma aula. O professor pediu para que a direção da escola acionasse o socorro e iniciou medidas de primeiros socorros para desengasgo.
Em seguida, o aluno voltou a respirar. Os bombeiros realizaram a avaliação pré-hospitalar, identificando que a vítima apresentava fraqueza, taquicardia (ritmo cardíaco acelerado) e palidez. Após o atendimento, ele foi conduzido ao Hospital São Sebastião para avaliação médica.
Leia também:
Saiba o que precisa fazer para evitar asfixia por engasgo em crianças
A asfixia por engasgo ou sufocamento, como também é chamada, é frequentemente observada durante a primeira infância, uma vez que crianças menores de quatro anos têm por hábito levar objetos à boca como forma de reconhecimento. A ocorrência pode ser fatal e gera preocupação em pais e responsáveis, mas medidas simples podem prevenir acidentes.
Engasgo por alimento
- Corte os alimentos em pedaços pequenos ao oferecer à criança;
- Não ofereça alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes;
- Ensine a criança a mastigar;
- Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada, isso evita que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.
Engasgo com brinquedos
- Ao escolher brinquedos para uma criança, considere a idade, interesse e nível de habilidade; siga as recomendações do fabricante e procure opções com selo do Inmetro;
- Inspecione regularmente os brinquedos à procura de danos que podem resultar em algum acidente enquanto a criança os manuseia;
- Evite utilizar balões de látex (bexigas). Se precisar utilizá-los, guarde fora do alcance da criança e a supervisione durante toda a brincadeira;
- Mantenha brinquedos pequenos longe do alcance de crianças menores de 4 anos: bolinha de gude, brinquedos com peças pequenas, bolas pequenas e outros.
Ambiente doméstico
- Mantenha o piso livre de objetos pequenos como botões, colares, moedas, tachinhas etc. Esses itens devem estar longe do alcance das crianças;
- Sacolas plásticas também devem ficar longe do alcance;
- Fique atento às crianças maiores. Muitos acidentes ocorrem quando irmãos ou irmãs oferecem objetos/alimentos para os menores.
*Com informações do Ministério da Saúde
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO