Segurança Compartilhar
TRISTEZA

Adolescente morre após se engasgar com pedaço de carne

O menino foi levado por familiares até o quartel do Corpo de Bombeiros do município para ser socorrido

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: CBMGO
Foto: CBMGO

Um adolescente de 13 anos morreu após se engasgar com um pedaço de carne nesta quinta-feira (24). O caso aconteceu em Trindade, na região metropolitana de Goiânia, capital de Goiás.

De acordo com informações do Metrópoles, o menino foi levado por familiares até o quartel do Corpo de Bombeiros do município e chegou a ser socorrido. No entanto, o menino não resistiu e veio a óbito.

“Os militares notaram que a vítima não respirava e estava inconsciente, apresentando coloração pálida. De imediato, deram início a manobras de desobstrução de vias aéreas e partiram para o protocolo de parada cardiorrespiratória com técnicas de ressuscitação cardiopulmonar com o uso de Oxigênio suplementar, ambu e desfibrilador autônomo (DEA) e acionaram o serviço de suporte avançado do Samu de Trindade”, informou a corporação.

O atendimento

O cabo do Corpo de Bombeiros Pethrus Naves, que estava no 15º Batalhão, relatou que a família da vítima chegou com o adolescente sem respiração, inconsciente e apresentando palidez.

Segundo o bombeiro, a equipe do batalhão realizou o primeiro atendimento do adolescente, utilizando a manobra de Heimlich, “por três vezes sem sucesso”. A técnica envolve compressões rápidas, que consistem em abraçar a pessoa por trás e pressionar a região acima do estômago, para que o objeto preso na garganta seja expelido

“Como a técnica não resolveu, foi iniciado imediatamente os procedimentos de reanimação cardiorrespiratório, com o uso de oxigênio suplementar, ambu e desfibrilador autônomo (DEA)”, disse Pethrus.

Diante disso, foi acionada a unidade de suporte avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mas, conforme o bombeiro, após 30 minutos de tentativas de reanimações, o médico do Samu confirmou a morte do adolescente.

O corpo da vítima foi removido do batalhão pelo Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais.

*Com informações do Metrópoles

Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Como agir em caso de engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

*Estagiária sob supervisão de Rubens Felipe

> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.