Adolescente de 14 anos é apreendido após furtar veículos e provocar colisões
Durante a abordagem, o adolescente tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado pela polícia
• Atualizado
Um adolescente de 14 anos foi apreendido e internado na última segunda-feira (11) após furtar veículos e colidir contra carros estacionados no centro de Xanxerê. A apreensão foi determinada pelo Poder Judiciário depois do histórico de infrações do adolescente, que já acumula ao menos seis procedimentos por atos infracionais.
Leia Mais
De acordo com a Polícia Civil, após o incidente a autoridade policial instaurou o procedimento necessário para investigar os fatos, encaminhando ao Judiciário, onde o Ministério Público solicitou a internação provisória do adolescente. Com o pedido aprovado, a equipe deu continuidade à operação no bairro centro, localizando o jovem em sua residência.
Durante a abordagem, o adolescente tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e apreendido. Concluídos os trâmites legais, ele foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, onde ficará internado à disposição da justiça.
A operação foi realizada pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), com apoio de policiais da Delegacia da Comarca de Xanxerê.
Qual a pena por furto?
O Código Penal prevê para o furto, pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei prevê aumento de pena para quem comete o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado.
O Código Penal também descreve o furto qualificado, situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança, concurso entre pessoas, entre outras.
Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO