26 homens são denunciados por rinha de galos em Joinville
O crime ocorreu em 2023
• Atualizado
26 homens foram denunciados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por maus-tratos a animais em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Os suspeitos foram flagrados colocando 22 galos para lutarem em uma “rinha”.
Leia Mais
Segundo a denúncia da 21ª Promotoria de Justiça, o crime ocorreu no dia 23 de setembro de 2023, por volta das 17h40, enquanto policiais militares realização uma ação em um imóvel no bairro Paranaguamirim. No local, a equipe policial encontrou os homens promovendo luta entre os animais.
Dois denunciados, por terem antecedentes criminais, não têm direito ao benefício da suspensão condicional do processo e, assim, responderão a uma ação penal caso a denúncia seja recebida pela Justiça.
Já os 24 homens tiveram a proposta de suspensão condicional do processo. Se eles aceitarem, deverão pagar R$ 11 mil cada um como forma de reparação pelo sofrimento causado aos animais.
O valor será destinado à implementação do Projeto de Implantação da Unidade de Recebimento e Triagem de Animais Silvestres, na Unisociesc Joinville, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
Além disso, os envolvidos deverão participar de palestras sobre posse responsável e educação ambiental. De acordo com o MPSC, se os homens não voltarem a praticar o ato criminoso no prazo de dois anos, o processo será arquivado.
O MPSC ainda solicitou ao Juizado Especial Criminal a perda definitiva da posse dos galos e a destruição das instalações usadas para a realização da rinha.
A Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz ressaltou que a situação “é uma prática cruel que causa grande sofrimento aos animais envolvidos, e que é combatida pelo Ministério Público com veemência. Os animais apreendidos serão tratados e recuperados e, com sua dignidade restabelecida, encaminhados para adoção”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO