Saúde Compartilhar
Demora no atendimento

VÍDEO: Pacientes relatam espera de sete horas por atendimento na UPA Norte, em Florianópolis

Segundo as reclamações, há pacientes que estão esperando por atendimento há de sete horas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Cedida
Foto: Cedida

Pessoas deitadas no chão e aguardando mais de sete horas por atendimento dentro e fora da Unidade de Pronto Atendimento do Norte da Ilha, em Florianópolis. Esse é o cenário da UPA nesta terça-feira (20), segundo pacientes que aguardam no local.

Segundo as reclamações, há pacientes que esperam para receber acompanhamento médico desde às 9h. “Profissionais afirmam que é sempre sem previsão de atendimento. Está cheio, sem falar na parte externa, com muita gente sentada embaixo de um toldo colocado no local”, relatou uma das pessoas presentes, que aguarda o cunhado ser atendido desde às 12h.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis foi procurada e informou que está sofrendo com alta demanda. Confira a nota:

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de realizar reforço médico na UPA Norte, devido a alta demanda registrada nesta terça-feira (20). O tempo de espera para casos não urgentes deve ser amenizado em breve com o reforço, uma vez que as equipes presentes precisaram priorizar a atenção a casos graves de emergência recebidos na unidade.

A paciente do vídeo em questão estava classificada como “verde” (correspondente a casos não urgentes) e aguardava atendimento há aproximadamente duas horas, tempo de espera considerado pelo Ministério da Saúde. Quando apresentou desconforto, a equipe reavaliou a mesma, prestou cuidados e, de acordo com os sintomas, a equipe manteve a classificação de risco anterior.

Apenas até a tarde desta terça-feira, quase 400 atendimentos foram realizados na UPA Norte. Mais de 90% dos atendimentos registrados nas UPAS poderiam ser resolvidos no Alô Saúde (0800 333 3233), sem a necessidade de sair de casa, ou Centros de Saúde. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade do paciente ligar no Alô Saúde Floripa antes de se dirigir a unidade de saúde.

Veja o vídeo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×