Cotidiano Compartilhar
Atenção!

Varíola dos Macacos: saúde ativará Centro de Operação de Emergências

Pasta diz que o controle da doença é uma prioridade sua

Por

• Atualizado

Varíola dos Macacos | Foto: Divulgação/Shutterstock
Varíola dos Macacos | Foto: Divulgação/Shutterstock

O Ministério da Saúde ativará nesta sexta-feira (29) um Centro de Operação de Emergências (COE) para elaborar um plano de contingência para o surto de varíola dos macacos no país. O Brasil registrou 924 casos da doença até o momento, sendo 744 em São Paulo, 117 no Rio de Janeiro, 44 em Minas Gerais e 19 no Paraná. No mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram relatados mais de 18 mil casos; cerca de 10% dos infectados estão hospitalizados e cinco não resistiram ao vírus.

A coordenação do COE será feita pelo Ministério da Saúde e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pasta diz que o controle da varíola dos macacos é uma prioridade sua e que vem realizando “o constante monitoramento da situação epidemiológica para orientar ações de vigilância e resposta à doença no Brasil”. O ministério procura alternativas rápidas para adquirir a vacina contra o vírus e articula com a Opas “as tratativas para aquisição do imunizante”.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

publicidade
publicidade

Veja mais