Saúde
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Saúde Compartilhar
Alerta

Uso abusivo de álcool mata uma pessoa a cada 10 segundos, alerta OMS

Segundo relatório da OMS, cenário está relacionado, principalmente, às publicidades em redes sociais

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Uso abusivo de álcool mata uma pessoa a cada 10 segundos, alerta OMS
Foto: Pixabay

Um relatório desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta terça-feira (10), mostra que 3 milhões de pessoas morrem todos os anos como resultado do uso abusivo de álcool. Na prática, o número resulta em uma morte a cada dez segundos, o que representa cerca de 5% de todos os óbitos globais.

De acordo com os dados, o consumo exagerado está relacionado, principalmente, às publicidades em redes sociais, uma vez que as postagens são compartilhadas por diversos usuários, alcançando pessoas de todas as idades e classes econômicas. Nos Estados Unidos, por exemplo, 70% dos gastos com mídia das principais empresas de bebidas alcoólicas foram em promoções e anúncios de produtos.

Como principais alvos, as companhias têm os adolescentes, que são mais vulneráveis aos danos do consumo de álcool do que os adultos. A pesquisa também mostrou que a venda de produtos alcoólicos entre as mulheres é um importante setor de crescimento para as companhias de bebidas.

“O álcool rouba aos jovens, suas famílias e sociedades de suas vidas e potencial. No entanto, apesar dos riscos claros à saúde, os controles sobre a comercialização do álcool são muito mais fracos do que para outros produtos psicoativos. Uma regulação melhor, bem aplicada e mais consistente do marketing de álcool salvaria e melhoraria a vida dos jovens em todo o mundo”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais