Saúde Compartilhar
SAÚDE

SUS passa a oferecer nova vacina para gestantes; veja

O imunizante já está disponível na rede particular

• Atualizado

Redação

Por Redação

SUS passa a oferecer nova vacina para gestantes; veja. – Foto: Imagem Ilustrativa/Canva/Reprdoução
SUS passa a oferecer nova vacina para gestantes; veja. – Foto: Imagem Ilustrativa/Canva/Reprdoução

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina Abrysvo no Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes, com o objetivo de proteger bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite.

O imunizante, já disponível na rede particular, demonstrou eficácia de 82,4% contra casos graves nos primeiros três meses de vida e 70% até os seis meses.

Por que essa vacina é importante?

O VSR é altamente contagioso e afeta principalmente crianças pequenas e idosos, podendo causar complicações graves, como insuficiência respiratória.

Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, só neste ano já foram registrados 370 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave e oito mortes. A circulação do vírus aumenta no inverno, levando a um crescimento de internações e mortes, especialmente entre bebês.

A vacinação durante a gestação permite que a mãe produza anticorpos que são transmitidos ao feto, garantindo que o bebê já nasça com proteção.

Segundo a Pfizer, fabricante da Abrysvo, a dose deve ser aplicada entre 24 e 36 semanas de gestação.

A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi, destacou os benefícios da inclusão da vacina no SUS:

“Vai diminuir a necessidade de consultas em emergência, de internação, de UTI, de intubação e também o número de mortes. Além disso, pode reduzir os riscos de problemas respiratórios no longo prazo, como chiado no peito e crises de broncoespasmo, comuns após infecções pelo VSR.”

Nova proteção para bebês prematuros

Além da vacina para gestantes, a Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) também aprovou a incorporação do nirsevimabe, um anticorpo monoclonal indicado para bebês prematuros.

Diferente da vacina, que estimula o organismo a produzir proteção, o anticorpo já está pronto para atuar contra o vírus e será aplicado em recém-nascidos com maior vulnerabilidade.

Quando ficará disponível?

A inclusão da vacina no SUS foi aprovada pela Conitec, mas ainda cabe ao Programa Nacional de Imunizações definir como será a implementação e o cronograma de vacinação.

*As informações são da Agência Brasil.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.