Primeiro caso suspeito de varíola dos macacos é investigado em SC
Um segundo caso suspeito está sendo investigado no Ceará
• Atualizado
O ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30), que investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil, nos estados de Santa Catarina e do Ceará. A pasta afirmou que está em contato com os estados “para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), informou que o caso trata-se de uma mulher de 27 anos, residente em Dionísio Cerqueira com registro de internação hospitalar. A paciente iniciou os sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de erupções cutâneas agudas do tipo papulovesicular em diferentes regiões do corpo, que foram acompanhadas de dificuldade para engolir, dores e desconforto nos músculos, diminuição da força muscular, febre e linfonodomegalia.
A mulher atualmente, aguarda resultados de exames laboratoriais para outras doenças e segue em monitoramento pela vigilância municipal. A investigação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN/SC) com apoio do Ministério da Saúde. Até o momento, não há confirmação de nenhum caso no estado.
Possível caso no RS
Um terceiro possível caso, no Rio Grande do Sul, também foi notificado. Em nota, a secretaria municipal da Saúde de Porto Alegre informou que recebeu contato de um profissional de saúde para notificar a suspeita. “Atendendo ao fluxo da Rede Cievs, a informação foi remetida à Sala de Situação Monkeypox do Ministério da Saúde, órgão responsável pela investigação. A Diretoria de Vigilância em Saúde e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde seguem acompanhando o caso junto ao Ministério da Saúde”, diz o texto.
O possível infectado é um homem que chegou de Portugal ao país no último dia 10 de maio. Nesta segunda-feira (30), ele deve passar por mais uma consulta e coleta de material para que sejam feitos os exames.
Casos no mundo
Até o momento, 257 casos de varíola dos macacos foram notificados em 20 países considerados não endêmicos, enquanto outras 120 infecções permanecem sendo investigadas. A região com maior número de ocorrências é composta por países europeus, onde pode estar havendo algum grau de transmissão comunitária.
A varíola dos macacos é um tipo de varíola, considerada uma doença rara. Os sintomas iniciais são semelhantes a uma gripe, como febre, exaustão e dor de cabeça. Infectados pela doença também apresentam erupção na pele, rosto e corpo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO