Profissionais da Ebserh entram em greve por reajuste salarial na Capital
Greve foi anunciada na segunda-feira (26)
• Atualizado
Na segunda-feira (26) funcionários do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) entraram em greve. A paralisação foi realizada pelos colaboradores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Eles reivindicam um reajuste salarial.
Em nota, a Ebserh informou que com o início das manifestações, fica mais clara a vontade dos profissionais em uma resolução rápida para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Ainda segundo o comunicado, a relatora do dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, determinou o percentual mínimo de 50% para área administrativa e de 60% para área médica e assistencial, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00, em caso de descumprimento.
Além disso, no dia 10 de agosto, a Ebserh protocolou no TST um pedido para análise dos ACT’s em curso, requerendo também o julgamento imediato do dissídio coletivo, inclusive em relação aos ACT’s em aberto.
A equipe do Portal SCC10 entrou em contato com a assessoria do HU, que informou que a paralisação é permitida apenas para até 50% dos servidores administrativos e 40% das áreas assistenciais. Confira a nota na íntegra.
“A greve dos trabalhadores Ebserh permite a paralisação de até 50% dos servidores das áreas administrativas e de até 40% das áreas assistenciais. Para evitar a paralisação de serviços de saúde à população, especialmente aqueles emergenciais, a gestão do HU movimenta internamente, de maneira provisória, os funcionários RJU e terceirizados. Essa gestão de equipes é dinâmica, e os números de agora podem ser diferentes no turno e nas escalas seguintes. Ainda assim, é possível que ocorra, em algum momento, a lentidão ou até a interrupção de algum serviço.”
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO