Saúde Compartilhar
Veja até quando

Por falta de médicos, Hospital Universitário da UFSC interrompe atendimentos da emergência pediátrica

Atendimentos na emergência pediátrica estão suspensos até quinta-feira (15).

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação, Ebserh
Foto: Divulgação, Ebserh

O Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), da Capital, informou nesta sexta-feira (9) que os atendimentos da emergência pediátrica serão interrompidos a partir das 22h deste sábado (10).

A suspensão do atendimento na emergência pediátrica segue até as 7h de quinta-feira (15).

Conforme a nota do HU, a interrupção do atendimento se deve ao desligamento de 13 médicos pediatras desde o mês de abril de 2022, que não foram repostos nas convocações do concurso que está vigente.

Segundo a unidade, pela falta de profissionais, a escala médica da emergência pediátrica está comprometida para o mês de setembro de 2022.

O hospital universitário da UFSC diz que o Reitor da universidade, Secretaria Estadual de Saúde (SES/SC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência de Hospitais Públicos Estaduais (SUH), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, foram avisados dos motivos da interrupção nesta sexta.

A unidade afirma que a suspensão do atendimento é permitida pela Resolução CFM nº 2.077/14, que trata normatização do funcionamento dos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência e do dimensionamento da equipe médica e do sistema de trabalho.

Segundo a nota do hospital, a direção “não teve alternativa senão interromper os atendimentos” por conta da “necessidade de manutenção de no mínimo 2 médicos pediatras na escala por turno para garantia dos atendimentos da Emergência Pediátrica e dos 15 leitos da Unidade de Internação Pediátrica, além das orientações aos alunos e residentes”.

A Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram informados pelo HU para somente encaminhar pacientes apenas o contato com o Núcleo Interno de Regulação ou médico pediatra de plantão.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde informou que vai se manifestar por meio de nota.

Confira – Hospital Universitário da UFSC interrompe atendimentos da emergência pediátrica:

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.