O que é hérnia inguinal bilateral, condição que fez Bolsonaro ser levado para cirurgia
O problema não desaparece sozinho e é necessária a realização de uma cirurgia
• Atualizado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começou a ser operado nesta quinta-feira de Natal (25) para resolver uma hérnia inguinal bilateral. A cirurgia tem duração prevista de 4 horas, segundo o primeiro boletim médico do Hospital DF Star, onde ele está internado desde a véspera (24).
O procedimento ocorre para reposicionar tecido que se projetou para fora da parede abdominal. No caso de Bolsonaro, o abaulamento foi identificado na virilha. A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia ou com um corte para a correção.
Em todos os casos, há necessidade de anestesia geral. Os médicos devem colocar uma espécie de tela de material sintético para sanar a abertura. A barreira criada impedirá as hérnias de voltarem.
Após a cirurgia de correção das hérnias, a equipe médica vai avaliar a necessidade de aplicar um bloqueio anestésico do nervo frênico para aliviar as crises de soluço do ex-presidente.
O que é a hérnia inguinal bilateral
A hérnia inguinal, que levará Bolsonaro a realizar uma oitava cirurgia, é uma das formas de hérnia abdominal. O problema acontece quando uma parte do intestino ou gordura ultrapassa um ponto de fragilidade da musculatura da virilha.
O coloproctologista Danilo Munhóz explicou o assunto ao Metrópoles. Quando denominada bilateral, como é o caso do ex-presidente, quer dizer que o problema está nos dois lados da musculatura. “O quadro costuma aumentar o desconforto e o impacto na rotina do paciente”, explicou.
Causas e sintomas da hérnia inguinal
Segundo o especialista, o sinal que indica o problema é o aparecimento de um caroço na virilha, que pode aumentar de acordo com o esforço físico do paciente.
“É comum perceber a hérnia ao ficar em pé, tossir ou levantar peso, com melhora quando a pessoa se deita. Nem sempre há dor, mas a sensação de peso, ardor ou desconforto ao longo do dia é frequente”, disse o médico.
Tratamento para hérnia inguinal
De acordo com o coloproctologista, o problema não desaparece sozinho e é necessária a realização de uma cirurgia, como a que Bolsonaro fará no Natal.
“A hérnia não regride sozinha e tende a aumentar com o tempo. A cirurgia é indicada quando há sintomas, interferência nas atividades diárias ou risco de complicações”, afirmou.
Por ser bilateral, as cirurgias de “laparoscopia ou a cirurgia robótica permitem tratar os dois lados na mesma operação, com menos trauma e recuperação mais rápida”.
Hérnia inguinal exige atendimento imediato
Casos de dores intensas, náuseas, endurecimento da hérnia e vômitos mostram a gravidade da situação, podendo indicar até mesmo um encarceramento ou estrangulamento. Nessas situações é necessário passar por um atendimento imediato.
Na maioria dos casos, o paciente que realizou a cirurgia deve esperar de quatro a seis semanas para realizar esforços maiores, já os leves, podendo ser realizados em poucos dias.
Bolsonaro chega a hospital para internação e cirurgia de hérnia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Hospital DF Star, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (24) para internação e cirurgia de hérnia inguinal bilateral, marcada para quinta (25), no Natal.
A expectativa é que o procedimento, marcado para a manhã desta quinta-feira, dure de três a quatro horas. A cirurgia é a oitava de Bolsonaro desde a facada que ele sofreu durante a campanha eleitoral de 2018.
Com informações do Metrópoles
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO