Cotidiano Compartilhar
precaução

Jovem que teve câncer lista 6 sinais que ele ignorou; veja quais são

Homem de 34 anos fez um vídeo alertando para sinais que ele não deveria ter ignorado

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Reprodução/Instagram/radiant14percent
Imagem: Reprodução/Instagram/radiant14percent

Joe Faratzis, um produtor de TV norte-americano, está utilizando as redes sociais para alertar sobre os perigos de ignorar os sintomas do câncer de intestino. Aos 29 anos, ele recebeu um diagnóstico grave: um tumor em estágio 4, o mais avançado do câncer colorretal, com metástases no pulmão e fígado. As informações são do Metrópoles.

Apesar de levar uma vida saudável e praticar esportes regularmente, Faratzis começou a sentir dores leves na parte inferior do abdômen há alguns meses antes do diagnóstico. Um médico sugeriu uma tomografia computadorizada, mas ele decidiu adiar o exame, acreditando que seria um gasto desnecessário.

Meses depois, o jovem começou a notar sangue nas fezes, um sinal clássico de alerta para diversos problemas de saúde, incluindo o câncer colorretal. No entanto, Faratzis atribuiu o sintoma a hemorroidas e continuou a ignorá-lo.

O momento que o convenceu de que havia algo errado foi quando ele soltou um pum e o sangue começou a escorrer por sua perna. “Quando fui ao banheiro, vi que tinha muito sangue acumulado. Não senti dor, mas era evidente que eu estava passando por um problema sério”, afirma.

Sinais claros

Para conscientizar a não ignorar os sintomas como ele mesmo fez, Faratzis passou a usar sua experiência em mídia para divulgar os sinais do câncer de intestino. Um vídeo em que ele resume os sintomas ignorados viralizou no TikTok. São eles:

  • Suor constante, especialmente à noite;
  • Dores na parte baixa direita da barriga;
  • Mudanças no trânsito intestinal, ir mais ao banheiro;
  • Uma leve cólica abdominal ao se inclinar;
  • Constipação e cólicas;
  • Sangue nas fezes.

Após a colonoscopia, o produtor de TV foi imediatamente encaminhado para a quimioterapia e passou por sessões orais e intravenosas. Além disso, precisou de uma cirurgia que retirou parte de seu intestino e viveu por meses com uma ileostomia improvisada.

Desde 2020, o produtor passa por uma série de procedimentos médicos para retirada dos tumores, especialmente dos pulmões e do fígado. Ao todo, foram mais de 10 cirurgias.

Em um dos procedimentos, um médico disse que a chance de Faratzis sobreviver por mais de cinco anos era menos de 14%. “Me agarrei nesses 14% e tenho feito de tudo para vivê-los da forma mais radiante”, diz.

Apenas em 2023, ele alcançou um estado de completa remissão (quando não há tumores no corpo), mas segue ainda fazendo tratamento de quimioterapia oral preventiva.

*Com informações do Metrópoles.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.