Hospital catarinense inaugura instalações e amplia capacidade de centro oncológico
Expansão acompanha o aumento no número de atendimentos de pacientes que recorrem ao ambulatório
• Atualizado
Com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento na infusão de quimioterápicos, o Hospital Dona Helena, localizado em Joinville, no Norte de Santa Catarina (SC), inaugura instalações do Onco Center, serviço especializado em hematologia e oncologia. A expansão acompanha o aumento progressivo do volume de pacientes que recorrem ao ambulatório: em 2018, foram 500 pessoas, e, neste ano, a estimativa é de chegar a 4 mil, segundo Lucas Sant´Ana, coordenador do Onco Center.
Uma das mudanças no espaço, que passa a ocupar dois andares, é a separação das áreas de consultas e infusões, além da entrada exclusiva no ambulatório. “Isso garante maior privacidade ao paciente, com mais agilidade no acesso”, assinala Sant´Ana. De acordo com Ose Tadeu Chechi, Diretor Geral do Dona Helena, a realização da quimioterapia em um ambiente reservado considera as fragilidades próprias de pacientes que precisam de tratamento. “O Onco Center ficou mais amplo, o que gera conforto e segurança para pacientes e equipe”, explica.
Durante a inauguração do novo espaço, José Tadeu Chechi, diretor geral do Dona Helena, afirmou que os novos investimentos acompanham as necessidades da população. “Percebemos a necessidade de ampliar a nossa área oncológica tendo em vista que a população está amadurecendo e novas doenças estão surgindo”, disse.
Confira a entrevista e as novas instalações:
Investimentos na oncologia
A inauguração fecha o mês do Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Serão realizados dois eventos, no dia 26, para a comunidade médica, e no dia 27, para pacientes. José Tadeu Chechi Helena, ressalta que o investimento na oncologia está enquadrado no planejamento estratégico do hospital, que busca oferecer um sistema de saúde compatível com as demandas da comunidade: “O Dona Helena caminha para se consolidar como um complexo hospitalar, que dispõe de recursos modernos e capacidade para atender a diversos segmentos da saúde. Nossa expectativa é que o paciente possa resolver integralmente seu problema, do diagnóstico ao tratamento, sem deixar de lado a prevenção, etapa crucial para uma vida longa e feliz”, expõe o diretor.
Tratamento multidisciplinar e humanizado
Para aumentar as chances de cura, os especialistas destacam a importância do cuidado integral e multidisciplinar. Segundo a administração da unidade hospitalar, o Onco Center Dona Helena tem estrutura compatível para um tratamento completo, humanizado e personalizado, aliado à excelência técnica e científica. Seguindo o padrão dos maiores centros de referência do mundo, o centro conta com especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica e cirurgia de cabeça e pescoço, além de profissionais aptos a realizar aconselhamento genético, serviço aliado à prevenção.
Oferece, ainda, trabalho integrado com os ambulatórios de cuidados paliativos e de cardio-oncologia, e dispõe de uma equipe de psicologia e nutrição para avaliação ambulatorial dos pacientes oncológicos. Os serviços dialogam com outras áreas médicas, como fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, enfermagem e assistência social. Os pacientes dispõem de um completo centro hospitalar, composto por centro cirúrgico, leitos para internações, centro de infusão de quimioterapia e imunoterapia, além de tratamento com hormonioterapia.
A mesma equipe médica e multidisciplinar acompanha o paciente no ambulatório e em caso de internação — reforçando o vínculo entre paciente e equipe, garantindo uma continuidade para o tratamento. As crianças contam com área exclusiva, assim como uma sala de infusão personalizada.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO