Hospitais da Grande Florianópolis enfrentam alta demanda nos atendimentos
O Governo informou que a alta demanda se deve pelo aumento de casos de dengue
• Atualizado
com informações de Morgana Fernandes
O Hospital Regional de São José e o Hospital Florianópolis estão enfrentando alta demanda de atendimentos. Segundo o Governo, o aumento da procura por atendimentos se deve pelo crescimento dos casos de dengue na região da Grande Florianópolis.
Leia Mais
A repórter Morgana Fernandes, do SCC SBT, foi até o Hospital Florianópolis, na manhã desta terça-feira (21), e encontrou pacientes que esperavam por pelo menos quatro horas. A paciente Camila disse que chegou na unidade às 8h da manhã. Por volta do meio-dia, a moradora que estava sem sentir gosto, com dores no corpo e dor atrás dos olhos, ainda não havia sido atendia. “Só passei na triagem, até me deram uma pulseira de emergência”, conta. (Veja no vídeo abaixo)
O Estado afirma que está ampliando a atenção aos casos de dengue. O Centro de Operações de Emergência (COE – Arboviroses), anunciado na segunda-feira (20), pelo Governo, vai articular as ações de combate à dengue e integrar os atendimentos, entre outras ações.
Veja a reportagem
Nota da Secretaria de Estado da Saúde
O Hospital Regional de São José (HRSJ), bem como o Hospital Florianópolis, comunicam que nos últimos dias as emergências têm recebido um número expressivo de pacientes devido, principalmente, ao aumento dos casos suspeitos de dengue. Neste sentido é importante esclarecer que os Hospitais utilizam o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) na triagem de classificação de risco, priorizando os atendimentos de maior gravidade. Ainda no dia de hoje, ocorreu uma instabilidade no sistema do Hospital Regional, o que provocou um represamento nos atendimentos.
O Estado está empenhado em ampliar a atenção aos casos de dengue. Nesta tarde foi lançado o Centro de Operações de Emergência de Arboviroses, que vai auxiliar no enfrentamento da transmissão da dengue no Estado. A partir de agora, as ações na Região da Grande Florianópolis passam a ser integradas e coordenadas. Também foram destinados, pelo governo do Estado, R$ 10 milhões para assistência dos casos de dengue para os municípios da região.
Até o momento, SC tem 3.044 casos confirmados da doença, com um óbito registrado (Florianópolis). O município de Palhoça concentra a maioria dos casos (38%), sendo que a transmissão já ocorre em nível de epidemia, ou seja, com uma elevada incidência. Desta forma, a SES orienta que, nos casos de menor gravidade, as famílias procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que são fundamentais para o pleno funcionamento do SUS, colaborando para a diminuição das filas nas emergências dos hospitais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO