Governo diz que vai cumprir prazo de 12h para internação de crianças em SC
Em coletiva, Secretaria de Saúde deu esclarecimentos
• Atualizado
com informações de Priscila Dallagnol
A Secretaria de Estado da Saúde informou, durante coletiva, na sexta-feira (15), que vai cumprir a decisão judicial e garantir internação infantil no prazo máximo de 12h após o pedido médico.
Em relação a lista com os nomes à espera de vagas, o governo diz que não há pacientes na fila. Para o Estado, a prioridade é ampliar a atenção básica de saúde e a cobertura vacinal disponível nos postos contra várias doenças.
O governo diz que, apenas 222 casos dos mais de 47 mil atendidos nos últimos 6 meses, foram considerados de extrema gravidade.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Estratégia de enfrentamento
Após a falta de leitos de UTI infantil no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, dois contêineres estão do lado de fora. Equipes trabalharam nessa tarde para fazer a ligação do sistema hidráulico. A estrutura vai servir para acelerar a triagem de pacientes, uma das medidas anunciadas pelo governo do estado para tentar solucionar a crise na saúde pública infantil.
Além da capital, medidas emergenciais já haviam sido anunciadas para o Hospital Materno Infantil de Criciúma. Municípios da Grande Florianópolis também estão elaborando Planos de Trabalho e devem receber repasses estaduais nos próximos dias. Já a ala infantil do Hospital Regional de São José, que foi remodelada durante a pandemia, deve ser reaberta no segundo semestre.
A reportagem do SCC News conversou com uma profissional de saúde que relata dificuldades no trabalho da equipe da saúde. Confira na reportagem:
Veja também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO