Bebê de dois meses morre em hospital infantil em Florianópolis
Morte teria acontecido pela falta de um leito de UTI pediátrica.
• Atualizado
Um bebê de dois meses morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, no último sábado (11). O atendimento foi realizado pelos profissionais, mas a criança não teria resistido à espera de um leito de UTI, que não estava disponível.
Segundo informou por nota a Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (14), as causas da morte do bebê estão sendo investigadas. Porém, até o momento, não há qualquer confirmação de que o lamentável fato tenha ocorrido em decorrência da não transferência do paciente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“A situação está sendo averiguada junto à unidade hospitalar para entender a situação clínica do bebê recém-nascido desde a entrada no hospital até o momento do óbito. Assim que os fatos forem devidamente apurados, a SES emitirá nota oficial sobre o caso.”
Situação de leitos de UTI em Santa Catarina
Olhando para os dados do Estado, que possui 93 leitos de UTI pediátrica ativos em Santa Catarina, 92 deles estão ocupados, sendo quatro com pacientes internados por Covid-19. Apenas uma unidade está livre, de acordo com as informações divulgadas nessa segunda (13), totalizando 98,9% dos leitos infantis ocupados.
Segundo boletim da prefeitura municipal de Florianópolis, também com dados dessa segunda-feira (13), 100% dos leitos de UTI pediátrica estão ocupados. São ainda 98.53% de ocupação na UTI adulto e 94.29% na neonatal.
Governo de SC inaugura anuncia inauguração de novos leitos de UTI
Nessa segunda-feira (13), o Governo de Santa Catarina anunciou que dez novos leitos de UTI geral foram abertos no Hospital Florianópolis, que serão permanentes na unidade. Isso faz parte do investimento que o Estado está fazendo, após o decreto de situação de emergência que está valendo desde 1ª de junho, em relação as doenças respiratórias, bem como a Covid-19 e dengue. Além do hospital na Capital, outros também receberão novos leitos. Confira.
Confira as unidades que ampliarão os leitos
- Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 leitos de UTI pediátrica;
- Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 6 de UTI pediátrica;
- Hospital Azambuja, em Brusque, com 10 de UTI neonatal e 2 de UTI pediátrica;
- Hospital Seara do Bem, em Lages, com 5 de UTI pediátrica;
- Hospital Governador Celso Ramos, Florianópolis, com 4 UTI adulto;
- Hospital Regional de Araranguá, com 5 de UTI neonatal;
- Hospital e Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis, 3 leitos intermediários;
- Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville, com 10 de UTI pediátrica;
- Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de UTI neonatal;
- Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com 7 de UTI neonatal;
- Hospital Regional de São José, com 10 de UTI neonatal e 1 de UTI adulto.
Secretaria de Estado da Saúde descarta que morte tenha reação com falta de leito de UTI
Através de nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que morte do bebê, ocorrida na madrugada do dia 11 de junho, não tem relação com a falta de leitos na UTI. Veja nota na íntegra.
A Secretaria de Estado da Saúde descarta que o óbito da paciente de dois meses, ocorrido no Hospital Joana de Gusmão, na madrugada do dia 11, tenha relação com a falta de UTI. A paciente estava passando pela segunda internação na unidade hospitalar, devido a um novo quadro de broncoespasmo em decorrência de bronquiolite. No sexto dia de internação ela apresentou piora sendo remanejada para a emergência e posteriormente para a sala de reanimação onde ficou assistida pela equipe de intensivistas e anestesista, momento em que apresentou 3 paradas cardiorrespiratórias, sendo que, na terceira, foram cerca de 46 minutos de tentativa de reanimação. Devido à gravidade do caso não foi possível realizar a transferência para Unidade de Terapia Intensiva externa, tendo sido realizado todo o atendimento na própria unidade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO