Exame de densitometria: avaliação ajuda no tratamento de obesidade e sobrepeso
Exame fornece informações que auxiliam no tratamento de emagrecimento.
• Atualizado
O Exame de Composição Corporal, também conhecido como densitometria (DXA) de corpo inteiro, é considerado o mais completo para a avaliação da massa corporal. O exame avançado contribui para avaliar casos de obesidade e sobrepeso, bem como fazer o controle do tratamento de emagrecimento.
O médico Alexandre Hohl, especialista em Endocrinologia e Metabologia da Clinica Imagem, explica que inicialmente o exame de densitometria era solicitado para analisar a massa óssea do paciente, detectando casos de osteoporose, por exemplo, sendo considerado uma evolução da técnica a utilização do exame para análise da composição corporal. “A maioria dos pacientes realiza o DXA para a coluna lombar e fêmur, mas com o passar do tempo o aparelho evoluiu, permitindo que fosse possível examinar outras partes do corpo”, afirma.
>> Especialista fala sobre cirurgia bariátrica e cuidados ao paciente com obesidade
O procedimento demora cerca de seis minutos e precisa ser realizado com o paciente deitado na mesa de exame. O método fornece informações importantes sobre a composição corporal do paciente.
A médica da Clínica Imagem, Emanuela Kestering Vieira, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, informa que a radiação utilizada pelo método é bem inferior à de outros exames, como a tomografia computadorizada, por exemplo. “Por meio desta técnica, conseguimos calcular a massa gorda e a massa magra do paciente, obtendo essas informações de maneira muito mais precisa do que fornecem o cálculo de IMC ou a avaliação por pregas cutâneas, por exemplo”, explica a especialista.
Após o exame, quando identificados obesidade ou sobrepeso, o médico utiliza estratégias para que o paciente emagreça. O controle do tratamento pode ser feito pela DXA, a fim de verificar se além de gordura, o paciente não está perdendo massa muscular. “Por esses motivos, ressalto que este é um exame complementar aos tratamentos. Traz informações muito úteis para o diagnóstico de diferentes doenças, e ainda auxilia no acompanhamento do paciente”, conclui o Dr. Alexandre Hohl.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO