25% dos brasileiros já foram vacinados contra gripe, diz Ministério da Saúde
Segunda etapa da campanha nacional começou no início desta semana e vai até o dia 3 de junho
• Atualizado
Após um mês do início da campanha nacional de vacinação contra a gripe, cerca de 25% do total de pessoas prioritárias receberam o imunizante contra a doença. Os dados são do Ministério da Saúde, que prevê atingir 90% do público até o fim das aplicações, programado para o dia 3 de junho.
Simultaneamente à campanha contra a gripe, acontece a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo. Até agora, 11,6% do público entre seis meses e menores de cinco anos tomaram a vacina tríplice viral, o que representa 1,7 milhão de crianças. A campanha, para esse público, no caso, começou no último sábado (30.abr).
De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, ambos os imunizantes podem ser administrados no mesmo dia.
A segunda etapa da campanha nacional começou no início desta semana e vai até o dia 3 de junho em todo o país. Idosos e trabalhadores de saúde que não se vacinaram na primeira etapa da mobilização também serão atendidos na segunda fase.
Confira os grupos da 2ª etapa:
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade – sarampo e gripe;
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Vacinação de crianças
Para crianças de seis meses a menores de cinco anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão imunizadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO