Viagem e Turismo
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Viagem e Turismo Compartilhar
Passeio

Rota do Enxaimel: Um cantinho charmoso e convidativo em Pomerode

O passeio conta com 16 quilômetros que o turista pode acompanhar de carro, bicicleta ou a pé

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Rota do Enxaimel: Um cantinho charmoso e convidativo em Pomerode
Foto: Prefeitura de Pomerode/ Reprodução

A comunidade da Rota do Enxaimel envolve cerca de 3 mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto. Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. São 50 num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.

A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, nas delícias da culinária típica e nas belezas do artesanato.

Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com incontáveis nascentes de água, ribeirões e cachoeiras. É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade.

A candidatura vitoriosa de Pomerode destacou a presença de mulheres na liderança de negócios instalados na vila. Também contribuíram a redução do êxodo rural como reflexo do desenvolvimento das atividades turísticas, parcerias público-privadas na promoção do turismo local, a segurança da região e a estrutura de visitação, com informações detalhadas para guiar o turista.

Confira a reportagem:

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais