Confira principais eventos para a temporada de verão em Florianópolis
Durante a temporada, estão previstos shows inéditos no Réveillon, programação especial para o Natal e o projeto 'Educar no Verão'; confira!
• Atualizado
A Prefeitura de Florianópolis divulgou, na manhã desta quarta-feira (25), o calendário de eventos e atrações da temporada de verão 2023/2024. Durante o período, estão previstos shows inéditos no Réveillon, programação especial para o Natal e o projeto ‘Educar no Verão’.
Réveillon 2024: show inédito de drones na Beira-Mar
O Réveillon Floripa terá um espetáculo de drones na Beira Mar Norte, com projeções, músicas e luzes. Inédito. O espetáculo também terá apresentação de um pianista e de uma bailarina suspensos sobre a água, além de uma cascata na Ponte Hercílio Luz. Os shows serão estrelados por Alexandre Pires na Beira Mar Norte e pela dupla Marcos e Belutti na Beira Mar Continental.
A Prefeitura de Florianópolis anunciou, ainda em julho, que não haverá fogos de artifício na festa de virada de ano de 2024. A decisão foi “pensando naqueles que têm sensibilidade auditiva, como as pessoas que vivem com o Transtorno do Espectro Autista”, informou o prefeito Topázio Neto.
“Temos que pensar também nos cachorros que se machucam, mordem as pessoas e até morrem por conta do barulho dos fogos. Mesmo sem os fogos, teremos um espetáculo único, sustentável e tecnológico”.
Natal Mágico na temporada de verão
As principais vias do Centro da Capital terão decorações especiais para o Natal. A programação especial também conta com Coral no Palácio Cruz e Souza, Desfile de Natal na Ponte Hercílio Luz e Natal nos Bairros.
Leia Mais
Educar no Verão
O Projeto Educar no Verão acontecerá do dia 02 a 31 de janeiro de 2024, nas seguintes unidades:
Centro: NEIM Almirante Lucas Alexandre Boiteux
Trindade: NEIM Waldemar da Silva Filho
Saco Grande: NEIM Orlandina Cordeiro
Monte Cristo: NEIM Chico Mendes
Rio Vermelho: NEIM Lausimar Maria Laus
Ingleses: NEIM Ingleses I
Canasvieiras: NEIM Clair Gruber Souza
Tapera: NEIM Anna Spyrius Dimatos
Segundo a prefeitura, os ambulantes nas praias serão qualificados com treinamento e terão identificação por uniforme e QR Code. A operação da temporada também será marcada por ações especiais na saúde e meio ambiente, além de reforço da segurança para moradores e turistas. Veja:
Saúde
Com o objetivo de evitar a lotação de Unidades de Atendimento na Capital, os turistas contarão com o teleatendimento do Alô Saúde Floripa, pelo número 0800 333 3233. Os turistas terão um cadastro específico na plataforma e podem ter atendimento médico quando necessário sem precisar se deslocar para postos de saúde e UPAs.
As equipes dos Centros de Saúde e UPA`s Norte e Sul terão reforços e os Centros terão horários de atendimento ampliado: Até às 22hs e finais de semana. A Secretaria Municipal de Saúde também vai reforçar o monitoramento e o controle e atenção de doenças mais frequentes do verão, como Dengue.
Mobilidade e infraestrutura
O Domingo na Faixa será nos domingos desde o dia 17 de dezembro até 11 de fevereiro. As linhas para as praias também terão reforços com o Madrugadão, Interpraias e Floripa By Bus. Ônibus de turismo, vans, táxis e transporte regular serão fiscalizados.
Para melhorar a mobilidade, a Capital conta também com dois novos binários: na Lagoa da Conceição e no Pantanal, além de revitalização em ruas estratégicas de acesso a praias. A SC 401, um dos pontos com grande circulação de veículos, terá restrição na circulação de veículos pesados, ação organizada pela Secretaria de Infraestrutura estadual.
Segurança
Além de um número especial para denúncias e a ativação da patrulha turística, a Prefeitura também fará uma sala de controle com monitoramento 24 horas, prezando pela segurança da população e de turistas. A Polícia Civil abrirá uma central 24 horas no Norte da Ilha e a região também terá dois novos postos de salva-vidas, por meio do Corpo de Bombeiros Militares.
Limpeza e manutenção urbana
Durante a temporada de verão, é feita limpeza diária de 39 quilômetros de orla nos principais balneários de Florianópolis. A operação verão inclui a manutenção diária de 2 mil lixeiras de praia. Na baixa temporada, são retirados em média 15 sacos de lixo por quilômetro de orla. No verão, essa média sobe para 200 sacos por quilômetro.
Também aumenta a demanda por serviços de roçagem e capinação, já que, com o calor, o mato cresce em média seis vezes mais. Para dar conta dos serviços de limpeza, serão contratados temporariamente 160 garis.
Antes do início do verão, está sendo feita a manutenção de deques e rampas de acesso às praias.
Chuvas em Santa Catarina
A Prefeitura realizou obras de drenagem e pavimentação em uma série de vias, principalmente no Norte e no Sul da Ilha, para evitar alagamentos devido às chuvas. Quando chove, a Prefeitura atua emergencialmente com hidrojatos e caminhões para desobstruir vias.
Por meio da Blitz Sanear, a Prefeitura utiliza de tecnologias, como o Robô Bizú e a Máquina de Fumaça, usados para identificar irregularidades em galerias e redes de drenagem do município. Além disso, também está multando moradores com esgoto irregular e, em caso de descumprimento, encaminhando as denúncias para a Polícia. Nos bairros onde há aumento da demanda de coleta de lixo na temporada, a coleta de lixo convencional de resíduos vai ser dobrada para seis vezes na semana.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO