Bem-Viver Compartilhar
Vacinação

Vacinação de crianças em Florianópolis: secretário de saúde fala sobre o tema em entrevista

A apresentadora do SCC News Bruna Radtke entrevistou o secretário de Saúde de Florianópolis sobre a vacinação infantil

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação/PMF
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação/PMF

A vacinação de crianças contra o coronavírus com idades de 5 a 11 anos deve começar já neste final de semana, 15 e 16 de janeiro, em Santa Catarina. O início da imunização ocorre após as primeiras doses das vacinas pediátricas da Pfizer chegarem ao estado, nesta sexta-feira (14).

Para falar sobre o início da vacinação infantil na Capital, a apresentadora do SCC News Bruna Radtke entrevistou o secretário de Saúde de Florianópolis Carlos Alberto Justo, o Dr. Paraná.

O secretário explicou que o município recebeu 2180 doses e que nesse primeiro momento vai seguir as orientações do Ministério da Saúde e imunizar inicialmente crianças com comorbidades, que tenham pessoas com comorbidades em casa, quilombolas e com deficiência.

Segundo o secretário, a expectativa é que as doses cheguem nos centros de vacinação no final da manhã de sábado (15) com a aplicação indo até às 19h.

Dr. Paraná explica que a cobertura vacinal completa das crianças de 5 a 11 anos vai depender das remessas de vacinas recebidas pelo município, mas que a expectativa é que até o final de fevereiro cheguem vacinas suficientes para imunizar todas as crianças de Florianópolis.

>> Em SC crianças de 5 a 11 anos começam a ser vacinadas contra a Covid

Segurança das vacinas

“É uma questão bastante tranquila, nós do Brasil estamos vacinando essa vacina depois que já se vacinaram mais de oito milhões de crianças com essa faixa etária no mundo todo, e sem relatos de gravidade” afirmou o secretário ao ser questionado sobre a segurança da vacina, tema que levanta muitas dúvidas de pais e responsáveis.

“Não há prova melhor do que uma vacina que já foi aplicada em oito milhões de pessoas”

afirma Dr. Paraná.

Dr. Paraná exemplificou, ao falar da importância da vacinação, que estados do Brasil e dos Estados Unidos, que tiveram maior número de pessoas vacinadas, estão com menores índices de ocupações de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), enquanto estados que tiveram menor número de vacinados, a ocupação de UTIs é maior.

“Vacinar é a maneira clara de proteger nossas crianças e de proteger quem mora com nossas crianças” ressaltou.

>> Vacinação infantil: após não vir em voo esperado, doses contra a Covid chegam a Santa Catarina

Segundo o secretário, ao imunizar crianças, os adultos também ficam mais protegidos, porque mesmo quando não desenvolvem casos graves, as crianças transmitem mais o vírus.

Aumento nos casos

O secretário avaliou a crescente no número de casos de covid-19 na Capital, que não refletiu em um aumento proporcional de internações. “Isso tudo graças a que a gente tem quase 90% da população vacinada com a dose completa e ainda estamos avançando um pouquinho na terceira dose” avaliou.

Dr. Paraná explicou que os testes também estão sendo feitos em pessoas assintomáticas ou com sintomas leves. “Para se ter uma ideia, nos nossos pontos de vacinação, nós identificamos só hoje 1160 casos positivos” explicou.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Veja a entrevista como o secretário de saúde de Florianópolis:

Vídeo: SCC News | Reprodução

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.