Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Quindim, uma herança colonial!

Uma ótima opção para a sobremesa das festas de final de ano. Confira!

• Atualizado

Por

Quindim | Foto: Acervo pessoal Letícia Salem
Quindim | Foto: Acervo pessoal Letícia Salem

Um doce delicado, seja ele quindim ou quindão, não há quem resista a essa delícia!

Preparado com apenas três ingredientes, gemas de ovos, açúcar e coco ralado, a receita tradicional brasileira é uma releitura do doce conventual português conhecido como Brisa do Lis, o qual é feito com a utilização de amêndoas ao invés de coco ralado.

Quando os portugueses vieram colonizar o Brasil, trouxeram consigo sua experiência culinária, incluindo as bases das receitas portuguesas. Assim, muitos pratos da cozinha brasileira foram criados a partir de adaptações de receitas vindas de Portugal com os colonizadores.

No caso do Brisa de Lis, havia o grande problema da falta de amêndoas em terras brasileiras, então decidiram aproveitar outro ingrediente que existia em abundância por aqui: o coco. A partir daí o doce precisou ganhar um novo nome e foi então que as escravas africanas o batizaram de quindim, que significa dengo, uma alusão ao fato de ser delicado.

E foi assim que surgiu o delicioso e tradicional quindim, elaborado em solo português, adaptado por africanas em solo brasileiro e apreciado por todos que o provam.

Geralmente o quindim é preparado em fôrmas pequenas como as de empadinhas, mas também pode ser feito em formas grandes de pudim. Quando preparado em formas maiores ele é chamado de quindão. Além dos variados tamanhos, também há a possibilidade dos mais diversos sabores que incluem chocolate, frutas e oleaginosas. Esses maravilhosos quitutes são encontrados em todas as vitrines de confeitarias, além de lojas especializadas na venda deste produto. 

Hoje apresento uma receita tradicional, com poucos ingredientes, sendo fácil de fazer. O quindim clássico fica com uma textura cremosa, dourada e que derrete na boca. Sem glucose para dar brilho e nem aquele cheirinho de ovo desagradável que muitos reclamam dos quindins. 

Aprenda essa deliciosa receita e aproveite a oportunidade para surpreender sua família nas comemorações natalinas.

Dica: utilize sempre ovos frescos na sua preparação, assim não será necessário retirar a pele deles e seu quindim não ficará com aquele cheiro característico e/ou desagradável.

Receita de Quindim 

Ingredientes: 

300 gAçúcar refinado
50 gCoco seco ralado  (ou 80 g coco natural ralado fino) (ou 100 g coco flocos úmidos)
240 gGemas (12 gemas)
10 gManteiga tipo pomada sem sal para colocar na massa
Q.b.Manteiga sem sal e açúcar refinado para untar as forminhas
20 mlÁgua morna para hidratar o coco (somente se for usar o coco seco ralado) 

Modo de preparo:

Lavar e untar as forminhas com a manteiga e açúcar. Colocar o suficiente para fazer uma camada fina. Não exagerar, pois o açúcar poderá não derreter completamente e aparecerá no quindim. Reservar
Separar as gemas das claras. Congelar as claras ou reservá-las para outra preparação.
Se usar o coco seco, hidratá-lo com 20 ml de água morna, deixar descansar por pelo menos 5 minutos e depois misturar a manteiga tipo pomada.
Misturar delicadamente as gemas com açúcar e depois acrescentar a mistura de coco e manteiga. Colocar o creme em uma jarra com bico para ficar mais fácil de encher as forminhas pequenas.
Encher as forminhas com o creme até quase completar. Deixar a massa descansar por pelo menos 40 minutos.
Colocar as forminhas cheias em uma forma grande e, com cuidado para não respingar água no quindim, adicionar água fria até completar a metade da altura das forminhas. Cobrir a forma com papel manteiga ou papel alumínio para que o quindim não resseque dentro do forno durante o processo (retirar o papel apenas nos últimos 10 minutos de forno). 
Assar em banho-maria em forno pré-aquecido a 170° até que estejam dourados, por volta de 35 minutos. Para testar se o quindim está cozido: Retirar rapidamente apenas 1 quindim do forno, sem tirar a forma do forno e verificar se está cozido. Caso não, deixar mais 5 ou 10 minutos, dependendo do quanto ainda estiver cru..
Desenformar ainda morno com cuidado para não quebrar os quindins.
Armazenar sob refrigeração em recipiente fechado para não ressecar. Servir gelado.

Um grande abraço,

Letícia Lopes Salem – estagiária de assuntos de gastronomia do portal SCC 10.

Com a supervisão do Colunista Gustavo Maresch.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.