Estação Pinhão
templates/template-single-article-texto
block/single-columnist/block-header

Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.

[email protected]
block/article/header
Estação Pinhão Compartilhar
Pinhão

Paçoca de Pinhão: uma receita com gostinho da Serra catarinense

A receita deliciosa de Paçoca de Pinhão que trago hoje faz parte do acervo Acolhida na Colônia.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Paçoca de Pinhão: uma receita com gostinho da Serra catarinense
Paçoca de Pinhão. Foto Acolhida na Colônia, reprodução

A receita de Paçoca de Pinhão que trago hoje faz parte do acervo Acolhida na Colônia publicada com apoio do Ministério do Turismo. A coletânea foi feita por uma associação de agricultores que se organizou em 1999 com o objetivo de receber visitantes em suas propriedades, buscando valorizar a agricultura familiar, preservando o ambiente e enaltecendo a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores. 

O projeto Acolhida na Colônia foi inspirado em uma experiência francesa chamada Accueil Paysan, onde agricultores se organizaram para resistir à expansão mecanizada. Neste tipo de agricultura, máquinas e implementos agrícolas, agrotóxicos e fertilizantes químicos colocaram um grande número de agricultores familiares em situação de risco.

A Acolhida nasce nas encostas da Serra Geral, em Santa Catarina, lugar com forte presença de montanhas e rios, matas e cachoeiras. As cidades em destaques são: Anitápolis, Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima e Urubici.   

Tive a oportunidade de conhecer o projeto Acolhida na Colônia, por meio de um projeto de extensão via Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na ocasião, fui convidado, como professor de gastronomia, com o objetivo de realizar um treinamento para a comunidade local. Foi uma experiência rica de aprendizado mútuo, pois acabei me deparando com receitas e costumes da Culinária Colonial de Santa Catarina que desconhecia.

É uma região linda, que merece ser conhecida por todos, com um povo hospitaleiro e que ama o seu ofício. A região conta com ótimos produtos cultivados e produzidos em suas localidades, fazendo desta opção de roteiro uma grande oportunidade para o turismo e lazer, e ainda, sendo possível provar as incríveis delícias produzidas diretamente na fonte das pequenas propriedades rurais.

Receita Paçoca de Pinhão 

Ingredientes 

  • 700 g de pinhão cozido, moído 
  • 300 g de carne moída (coxão mole, patinho, ou tatu)
  • 200 g de toucinho ou bacon 
  • 1 Unidade cebola média picada

Modo de preparo

  1. Frite o toucinho ou bacon e reserve.
  2. Depois, na mesma panela, frite a carne e a cebola, adicionando o pinhão.
  3. Mexa bem.
  4. Por fim acrescente o toucinho ou bacon.  

Receita produzida por Terezinha Israel Souza

Dica: Caso não tenha moedor de carne em casa. Pique o pinhão na faca. Não é recomendado passar o pinhão no processador. Não salgue a água do pinhão para não ressecar.  

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais