Cotidiano Compartilhar
CURIOSIDADE

Mito ou verdade: micro-ondas causa câncer?

Quem nunca ouviu que o eletrodoméstico micro-ondas causa câncer? O facilitador é às vezes taxado como perigoso por algumas pessoas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Médica esclarece se micro-ondas causa câncer. – Foto: Reprodução
Médica esclarece se micro-ondas causa câncer. – Foto: Reprodução

Quem nunca ouviu que o eletrodoméstico micro-ondas causa câncer? Esse aparelho que esquenta comidas e líquidos por meio de ondas eletromagnéticas emite radiação, mas não capaz de ir além do aparelho, explica a médica Gabriela Passos, no blog Oncologia do Cólon.

O facilitador é às vezes taxado como perigoso por algumas pessoas, ainda mais quando a informação “radiação” é mencionada.

No entanto, a médica Gabriela Passos esclarece que não há risco algum de causar câncer. O problema, na verdade, está em esquentar os alimentos em potes de plástico, o que pode ser extremamente danoso.

“Aqui a gente atenta que existem os plásticos próprios a serem utilizados dentro do micro-ondas e que, geralmente, são vendidos com essa informação bem clara”, escreve a médica no blog.

“Isso porque esses potes inapropriados quando são esquentados podem liberar substâncias tóxicas ao conteúdo ali presente, e sim, existem já estudos acusando algumas substâncias dessas como cancerígenas!”, explica Gabriela.

Como saber o pote ideal colocar no micro-ondas? Opte sempre por aqueles que contém referência na embalagem.

A médica Gabriela Passos ainda alerta. “Sempre induzo aos pacientes e não pacientes a utilizarem dentro do micro-ondas somente vasilhas de vidro! Mais seguro, simples e prático… e não tem erro”, concluí.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.